Governo | Ciência e Tecnologia

19h04min - 28 de Novembro de 2013 Atualizado em 19h06min

Arquiteto e urbanista Jaime Lerner entrega projeto da Cidade da Ciência e do Conhecimento

Vice-governador recebeu o projeto que irá conectar na região Nordeste de Belo Horizonte diversas instituições de ensino, pesquisa e tecnologia do Estado

Gil Leonardi/Imprensa MG
Vice-governador Alberto Pinto Coelho recebeu o projeto das mãos do arquiteto e urbanista Jaime Lemer

Belo Horizonte avança na concepção do projeto da Cidade da Ciência e do Conhecimento. O arquiteto e urbanista Jaime Lerner entregou, nesta quinta-feira (28), ao vice-governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, o estudo do projeto executivo de arquitetura do Instituto de Desenvolvimento de Ideias Aplicadas (Ideia). A obra irá conectar as diversas instituições de ensino, pesquisa e tecnologia do Estado e será construída nos bairros Cidade Nova e Horto, região Nordeste da capital mineira. Participaram da solenidade, além do vice-governador; o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Vicente José Gamarano; e o deputado federal Narcio Rodrigues, que estava a frente do projeto no período em que foi secretário da Sectes.

Alberto Pinto Coelho elogiou o brilhantismo da concepção do projeto e o julgou como uma conquista para a sociedade mineira e para o Brasil. “Este projeto representa e configura diversos simbolismos ao reunirmos, em um único espaço, instituições tão importantes no desenvolvimento científico e tecnológico de Minas Gerais”, afirmou o vice-governador.

O espaço sustentável de alta tecnologia terá 6,1 mil metros quadrados e foi definido pelo arquiteto Jaime Lerner como ambicioso. Ele estará inserido em uma área total de 1 milhão de metros quadrados. Lerner acrescentou ainda que a Cidade da Ciência vai colocar Minas Gerais na vanguarda do desenvolvimento científico e tecnológico no País e no mundo. “O conceito surgiu a partir da ideia de unir os diversos órgãos em um espaço de convivência e convergência de conhecimento, onde a ciência será a principal protagonista. O Ideia terá um formato que lembra a Via Láctea, onde rampas em espirais levarão ao centro, que irá abrigar um palco envolto por um espelho d’água. Ao longo de cada um desses caminhos, informações serão disponibilizadas de maneira atrativa em lâminas de vidro, na forma de projeções, painéis interativos, entre outros aparatos tecnológicos, formando um corredor multimídia”, explicou Lerner.

Narcio Rodrigues, por sua vez, lembrou que este é o segundo projeto do Governo de Minas que tem o toque do arquiteto e urbanista Jaime Lerner. Antes, lembrou, ele já havia feito a concepção da Cidade das Águas Unesco-Hidroex, que ganhou destaque nacional e internacional, se tornando referência no desenvolvimento de pesquisas em recursos hídricos e na integração sustentável de espaços. “Os projetos desenvolvidos por Lerner são marcados pela inovação, ao propor um condomínio que permite a interlocução entre instituições que produzem conhecimento. O Ideia tem em si uma proposta para projetar Belo Horizonte para o futuro”, destacou.

A região onde o Ideia será erguido já abriga importantes instituições na área de ciência e tecnologia, cultura, arte, cidadania, educação e meio ambiente para alimentar a inovação e a criatividade na capital mineira. Lá já estão erguidas as sedes da Fundação Centro Tecnológico de Minas (Cetec), do Centro de Formação e Experimentação Digital (Plug Minas), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig); o Museu e Jardim Botânico da UFMG; a Incubadora de Empresas HABITAT da Fundação Biominas; e a Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) vai inaugurar seu prédio no primeiro semestre de 2014.

Futuramente, a região irá abrigar a nova sede da Universidade do Estado de Minas Gerais. Ficarão instaladas no espaço a Escola de Música; a Faculdade de Educação, a Escola Guignard, Faculdade de Políticas Públicas, além de instituições e atividades de ensino a distância.