Minas por Região
Cultura

14h00min - 30 de Setembro de 2015 Atualizado em 13h58min

Arquivo Público Mineiro apresenta exposição de fotos no Memorial

Mostra privilegia a infância em imagens registradas em diversas situações desde o final do século XIX

Divulgação
As imagens possuem diversos tamanhos, partindo de pequenos retratos 3x4 e passando por formatos maiores
As imagens possuem diversos tamanhos, partindo de pequenos retratos 3x4 e passando por formatos maiores

O Arquivo Público Mineiro (APM), a mais antiga instituição do estado, dá sequência às comemorações de seus 120 anos de existência abrindo espaço para um material pouco associado a seus célebres acervos: imagens de crianças de outras épocas.

O APM, em parceria com o Memorial Minas Gerais Vale, espaços que integram o Circuito Cultural Praça da Liberdade, promovem do dia 2 de outubro ao dia 1º de novembro a exposição de fotografias “Infâncias Guardadas – APM 120 anos... nas gavetas do Arquivo Público Mineiro”, onde serão exibidos mais de 150 retratos de crianças em imagens capturadas entre os anos de 1890 e 1974.

São meninas e meninos eternizados em seus momentos especiais: aniversários, festas de família, natais, carnavais, celebrações de escola ou, simplesmente, dias de missa ou de roupa nova. E têm ainda as crianças indígenas, as crianças que trabalhavam na lavoura, crianças em oficinas e, claro, o universo lúdico de muitas infâncias e seus antigos brinquedos.

“Depois de várias sugestões sobre qual recorte faríamos em nosso acervo, optamos pela questão afetiva, numa homenagem ampliada à infância. Coincidiu ser em outubro, numa lembrança ao Dia das Crianças. É bom celebrar 120 anos olhando para elas”, diz Ana Maria Souza, curadora da mostra e diretora de Arquivos Permanentes do Arquivo Público.

Através das imagens das diversas gerações que cresceram, brincaram e se divertiram no decorrer do século XX, a exposição busca retratar uma fase fundamental da vida de cada ser humano, um momento de crescimento, descobertas e aprendizagem.

As imagens possuem diversos tamanhos, partindo de pequenos retratos 3x4 e passando por formatos maiores, entre 20 e 30 centímetros. Serão expostas também fotos em seu tamanho original. O público poderá conferir ainda imagens digitalizadas e manusear reproduções em papel.

A maioria das fotos é de acervos familiares, mas existem vários registros feitos pelos órgãos públicos da época, como Secretaria de Interior, Secretaria de Agricultura, Chefia de Polícia, entre outros. Os autores das imagens também são diversos, vão desde ilustres anônimos até fotógrafos conhecidos. Destaque para Igino Bonfioli, Gines Gea Ribera e José Dias Machado.

Arquivo Público Mineiro

O Arquivo Público Mineiro chega a 12 décadas de vida como uma das mais reconhecidas instituições de cultura de Minas e centro de referência em técnicas de gestão, organização e preservação arquivísticas. Sua biblioteca é especializada em história de Minas Gerais e arquivologia, contando com uma coleção de obras raras ou preciosas, publicadas entre os séculos XVI e XX.

A mostra “Infâncias Guardadas” acontecerá no hall do Memorial e poderá ser visitada às terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade 640, esquina com Rua Gonçalves Dias.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato