16h00min - 21 de Setembro de 2015 Atualizado em 16h07min

Atletas paralímpicos retornam à Grã-Bretanha após treinamentos e ambientação em BH

Equipes britânicas de tiro esportivo, tiro com arco, levantamento de peso, futebol de 7, esgrima e judô participaram de ações de olho nos Jogos Rio 2016

Fabíola Pimenta/Seesp

Nesta segunda-feira (21/9), retorna para Londres a última delegação paralímpica britânica que estava em Belo Horizonte. Nos últimos dias, atletas de seis modalidades passaram pela capital mineira para um período de treinamentos e aclimatação focando os Jogos Rio 2016.

Por ocasião da vinda das delegações a Minas Gerais, a Missão Diplomática do Reino Unido no Brasil, a Associação Paralímpica Britânica (BPA), o Governo de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte, o Cruzeiro Esporte Clube e a Universidade Federal de Minas Gerais promoveram uma série de ações envolvendo as equipes britânicas de tiro esportivo, tiro com arco, levantamento de peso, futebol de 7, esgrima e judô desde o último dia 10.

Na terça-feira, dia 15, com as presenças do embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, da diretora da Associação Paralímpica Briânica, Liz Mendl, e do secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, foi promovida uma mesa redonda sobre o esporte paralímpico em Minas Gerais, da qual participaram atletas brasileiros que se destacaram neste ano no Para-Panamericano de Toronto, Canadá. Já no sábado, 12 de setembro, o secretário acompanhou o treino de atletas de tiro com arco britânicos com os atletas da Federação Mineira do mesmo desporto. “Todos os programas da Secretaria de Estado de Esportes contemplam modalidades paraolímpicas, como o Jogos de Minas Gerais, Jogos Escolares, Bolsa Atleta e Incentivo ao Esporte. Temos trabalhado para oferecer as melhores condições para que essas pessoas tenham como e onde praticar esportes”, afirma Carlos Henrique.

Antes da vinda das equipes, o secretário e coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016, Carlos Henrique, já havia participado de outras ações com vistas à aproximação entre Minas Gerais e Reino Unido, uma vez que o Estado será a casa dos britânicos durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

No dia 30 de agosto, o secretário encontrou-se com o cônsul do Reino Unido, Thomas Nemes, e o chefe-executivo da Associação Olímpica Britânica, Bill Sweeney, no Mineirão. Na oportunidade, os visitantes aproveitaram para conhecer o estádio e acompanhar o confronto entre Cruzeiro e Santos, válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em 27 de julho, Carlos Henrique recebeu a delegação de triatlo do Reino Unido, que fez o reconhecimento das dependências do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na ocasião, o triatleta Joe (Joseph) Townsend realizou um treino de bicicleta na pista de atletismo. “Apesar da agenda apertada de treinos, Joe demonstrou grande simpatia por todos que foram cumprimentá-lo. Isso é ser exemplo. Ele carrega na bagagem uma mala de medalhas, mas, fez questão de ceder um pouco do seu tempo para compartilhar a alegria que o esporte leva à sua vida”, destacou o secretário. “O triatlo estreia nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 em uma fase em que a equipe paraolímpica brasileira já tem o reconhecimento técnico internacional por meio de suas conquistas. Mas, ainda há muito o que fazer para os brasileiros conhecerem mais as modalidades paralímpicas. Queremos conhecer de perto os projetos do Reino Unido para aproximar a nossa população do esporte, algo que o Reino Unido já conquistou”, reforçou.

Acordo

Minas Gerais foi o primeiro estado do Brasil a assinar protocolo de intenções com um comitê olímpico estrangeiro para ser local de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Em outubro de 2013, o Governo de Minas assinou, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, protocolo de intenções com a British Olympic Association (BOA) – Associação Olímpica Britânica –, para que delegações de diversas modalidades olímpicas da Grã-Bretanha possam se preparar em Minas Gerais para os jogos em 2016.

Queremos conhecer de perto os projetos do Reino Unido para aproximar a nossa população do esporte, algo que o Reino Unido já conquistou”, informa o secretário Carlos Henrique, que é coordenador do Núcleo de Articulação Minas 2016. O objetivo do secretário é trazer para Minas Gerais comitês e delegações representantes de 10 nações. “Estamos na expectativa da oficialização da permanência do Comitê Olímpico da Bélgica e já atraímos quatro países para se prepararem em cidades do estado: Reino Unido, em Belo Horizonte; China e Canadá, em Juiz de fora; e Irlanda, em Uberlândia. Lembrando que a Delegação Brasileira de Canoagem treina em Lagoa Santa”. A meta é baseada em nações porque são captados tanto os comitês, que são os conjuntos de delegações e reúnem atletas de várias modalidades, quanto as delegações que representam um ou dois segmentos esportivos.

O protocolo de intenções prevê a formação de um grupo de trabalho entre o Governo de Minas Gerais, a Prefeitura de Belo Horizonte e os centros de treinamento selecionados para prestar assessoria ao Comitê Olímpico Britânico enquanto estiverem em Minas Gerais. A escolha das instalações esportivas é fruto de uma série de negociações.