12h17min - 16 de Dezembro de 2013 Atualizado em 15h12min

Balanço da SEEJ aponta 2013 como o ano dos esportes em Minas

Em coletiva anual sobre as ações desenvolvidas, a Secretaria reforçou, por exemplo, a participação em competições esportivas

Osvaldo Afonso/Imprensa MG
Secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini, destacou as principais ações deste ano
A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) realizou, na última sexta-feira (13), a coletiva de balanço anual das ações desenvolvidas no ano de 2013. Na oportunidade, o secretário da Seej, Eros Biondini, reuniu a imprensa, ao lado do secretário de Estado Adjunto de Esportes e da Juventude, Rogério Romero, do subsecretário de Estado de Esportes, Adenilson Sousa, do subsecretário de Estado de Políticas Sobre Drogas, Cloves Benevides, pela Subsecretaria de Estado de Juventude, do superintendente de Inclusão do Jovem, Rafael Dayrell, e do diretor geral da Ademg, Ricardo Raso.

De acordo com Biondini, 2013 foi singular para a área de esportes e da juventude. “Entre os fatos que podemos destacar neste ano, está o sediamento das três mais importantes competições internacional de voleibol masculino em nosso estado: o Sul-Americano, o Mundial Sub-15 e o Mundial de Clubes. Além disso, todas as outras modalidades tiveram uma atenção especial neste ano, principalmente através de convênios celebrados junto às federações”, comentou.

Eros ressaltou, também, o crescimento nas duas principais competições esportivas mineiras. “Em 2013, os Jogos de Minas novamente tiveram como carro-chefe o incentivo ao esporte de rendimento. No JEMG, mais de 80% dos municípios aderiram e a expectativa é de que alcancemos a marca de 800 cidades no evento", enfatizou.

Ainda dentro das ações do esporte, o secretário falou do sucesso do Geração Saúde, que busca junto aos jovens a prevenção dos problemas decorrentes da obesidade através da atividade física. Novidades em outros dois programas também foram abordadas por Biondini. “A nova lei do Bolsa-técnico e do Bolsa-atleta vem para oferecer condições para o trabalho e o desenvolvimento daqueles que constroem o esporte mineiro. Também importante para o Estado, a nova Lei de Incentivo ao Esporte agora busca no ICMS corrente recursos para desenvolvimento de projetos”, explicou.

O papel das subsecretarias de Juventude e Políticas Sobre Drogas foi outro ponto evidenciado pelo secretário, ao longo de sua apresentação. “Na Juventude, o marco de 2013 foi o lançamento do Observatório da Juventude, site que levará todas as informações da área aos cidadãos. Já nas Políticas Sobre Drogas, tivemos a ampliação no número de dependentes atendidos nas comunidades terapêuticas”, lembrou.

Visita ao Parque Aquático

Após a entrevista coletiva, a imprensa pode realizar uma visita guiada pela obra do parque aquático do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG. O local terá uma piscina multifuncional de 65 metros com borda móvel, adequada a três das quatro modalidades aquáticas olímpicas: natação, nado sincronizado e pólo aquático.

A piscina será equipada com estrutura que permitirá flexibilidade de usos, possibilitando a utilização como piscina olímpica e semiolímpicas, de acordo com a necessidade do treinamento. Além disso, nas instalações complementares serão disponibilizadas banheiras térmicas e saunas para o relaxamento muscular dos atletas.

A obra do parque aquático está em fase de acabamento, com previsão de entrega ainda no primeiro semestre de 2014.
Também integra o complexo esportivo uma pista de atletismo, com certificação classe 1 – a máxima concedida pela IAAF (Federação Internacional de Atletismo), inaugurada em 2012.