Minas por Região
Minas em Destaque

14h30min - 09 de Outubro de 2015 Atualizado em 14h23min

BH tem belos museus que retratam a história dos ofícios, da mineração e do futebol

Museus como o de Artes e Ofícios, o Memorial Minas Gerais Vale, o Museu Gerdau das Minas e do Metal, também são exemplos de espaços fascinantes na capital

Passou o tempo em que Belo Horizonte e sua vizinhança praticamente não contava com atrativos culturais, principalmente no que diz respeito a museus. Desde a inauguração de Inhotim, em Brumadinho, na Grande BH, em 2006, a capital mineira ganhou um dos mais importantes aparatos de arte contemporânea do mundo. Museus como o de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, e o circuito cultural da Praça da Liberdade, que conta com o Memorial Minas Gerais Vale, com o Museu Gerdau das Minas e do Metal, também são exemplos de espaços fascinantes onde é possível aprender e descobrir um pouco da história de Minas. Isso sem falar no Museu Brasileiro do Futebol, no Mineirão.

Na Praça da Estação, o Museu de Artes e Ofícios abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios no Brasil. Criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de 2 mil peças, o museu revela a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem a algumas das profissões contemporâneas. A casa foi aberta ao público em janeiro de 2006 e está instalada na Estação Ferroviária Central de Belo Horizonte, ao lado da parada do metrô. Para abrigar o museu foram restaurados dois prédios antigos, de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público.

Clique aqui para ler a reportagem do Estado de Minas na íntegra.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato