11h07min - 17 de Agosto de 2015 Atualizado em 11h09min

Blitz educativa orienta usuários da BR 040 sobre incêndios florestais

Evandro Rodney
Incêndio em uma das unidades de conservação

Uma blitz educativa, prevista esta terça-feira (18/8), pretende orientar os usuários da BR 040 quanto aos perigos ocasionados pelos incêndios na beira das rodovias. O objetivo é alertar motoristas e pedestres que utilizam a via quanto aos perigos ocasionados por atitudes que podem causar incêndios florestais.

A ação acontecerá das 9h às 11h, no km 554 da Rodovia BR 040, no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Nova Lima. A região onde será realizada a blitz é considerada de alta relevância por abrigar importantes unidades de conservação como: o Parque Estadual do Rola-Moça; o Monumento Natural da Serra da Moeda; a Área de Proteção Ambiental (APA) Sul da RMBH, as Estações Ecológicas de Fechos e Arêdes, além das Áreas de Preservação Permanentes (APPs) e Reservas Legais de propriedades ao longo da BR 040.

Os usuários serão orientados na prevenção de ações como, por exemplo, não jogar pontas de cigarro ao longo da rodovia, bem como não colocar fogo nas margens de rodovias; tomar cuidado com restos de fogueira; não deixar velas acesas próximo às áreas verdes; não queimar lixo; não fazer queimadas sem autorização e denunciar qualquer ação suspeita que possa provocar risco de incêndio florestal.

A blitz é uma iniciativa do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Estado (Previncêndio); do Instituto Estadual de Florestas (IEF);  CSul Desenvolvimento Urbano; Vale S/A, Via 040, Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Itabirito (SAAE), Prefeitura Municipal de Itabirito,  Gerdau, Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar Ambiental.

Força Tarefa Previncêndio

A Força Tarefa Previncêndio é formada, conforme Decreto 45.960 de 2012, pelas Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, IEF e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad). Além destas instituições a Força Tarefa conta com o apoio de combatentes e apoiadores.

Em 2015 foram abertas 408 vagas para contratação temporária de brigadistas, aproximadamente 20% a mais que em 2014. Os brigadistas estão distribuídos em 44 unidades de conservação estaduais. Além disso, existem em todo o Estado cerca de 3 mil pessoas que receberam capacitação do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) para atuarem como brigadistas voluntários.

O Sisema conta, também, com três aviões para monitoramento e transporte de pessoal, além da previsão de contratação de até 10 aviões Air Tractor para lançamento de água, com capacidade de 1,5, 2,3 a 3 mil litros.