16h48min - 01 de Outubro de 2015 Atualizado em 17h02min

Carteira de identidade é emitida em menos de 20 minutos nas UAIs de Belo Horizonte e RMBH

Adoção do sistema online de agendamento para emissão de carteira de identidade garante melhor fluxo de atendimento e o fim das filas intermináveis

As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) da Praça 7 e do Barro Preto, as maiores da capital, receberam, nesta quinta-feira (1/10), as primeiras pessoas que fizeram agendamento prévio para emissão da carteira de identidade. Um dos resultados da mudança no sistema online, que agora estabelece atendimento com dia e hora marcados, foi a redução, já no primeiro dia, do tempo de atendimento, que durou no máximo 18 minutos.

"Temos agora um ambiente mais humanizado, deixam de existir filas intermináveis, inclusive com gente esperando de madrugada para conseguir entrar na unidade", explica o coordenador Especial de Gestão das UAIs, Itaner Debossan. "As pessoas chegavam a ficar até cinco, seis horas aguardando atendimento. Agora, não tem multidão. O cidadão agenda, é atendido no dia e horário marcados e resolve tudo em questão de minutos", completa.

A mudança não só assegura a média de emissões de documentos de identidade - na UAI Praça 7 é de 680 por dia e, na UAI Barro Preto, chega a 350 atendimentos -, como também traz a possibilidade de expansão do serviço. De acordo com o coordenador, estão avançadas as conversas com a Polícia Civil "para a possibilidade de aumentar, na unidade central, em mais 150 documentos a média diária de emissão. Estamos treinando 120 colaboradores com a perspectiva de garantir maior agilidade no processo", finaliza Debossan.

Disponibilidade

O sistema online de agendamento para emissão da cédula de identidade foi aberto nas maiores unidades de Belo Horizonte em 22 de setembro, com mais de 800 agendamentos registrados. Esta etapa foi concluída depois de a implantação do sistema ter sido feita, em fase piloto, nas outras unidades da capital.

Atualmente, a marcação para emitir a CI está disponível em todas as UAIs de BH e Região Metropolitana. No interior, unidades de Uberlândia, Montes Claros e Juiz de Fora também oferecem o serviço.

Como solicitar

Ao acessar a página www.mg.gov.br/agendamento, escolha entre as opções da lista de serviços “Emissão da Carteira de Identidade - 1ª Via” ou “Emissão de Carteira de Identidade - 2ª Via” (para as demais vias). Na tela aberta, escolha o local onde deseja ser atendido. Para selecionar uma unidade, basta clicar em cima do nome dela.

Após a escolha da unidade, os dias com horários disponíveis para agendamento na unidade escolhida serão destacados em verde no calendário que se encontra no lado direito da tela. Com a definição do dia, escolha o horário.

Um complemento de tela será aberto abaixo do calendário (no final da página), com os horários disponíveis para agendamento no dia escolhido. Escolha o horário de sua preferência, preenchendo com um clique a bolinha à esquerda do horário desejado.

Para finalizar o processo, basta preencher todos os campos com as informações solicitadas e clicar em Confirmar Agendamento. Em seguida, será aberta uma tela com todos os dados do agendamento.