Agricultura

11h54min - 28 de Julho de 2015 Atualizado em 12h00min

Chamada Pública do Leite ajuda produtores mineiros a melhorar produção

Programa, fruto de parceria entre Emater-MG e governo federal, leva conhecimento e ensina novas técnicas para aumento de produtividade

Divulgação/Emater-MG
Emater-MG oferece aperfeiçoamento a produtores de leite

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) lançou em abril deste ano, em parceria com o Governo Federal, a Chamada Pública do Leite, programa que tem como objetivo melhorar a produtividade do gado leiteiro nas propriedades rurais.

De acordo com Cristina Linhares, gestora do programa na Emater-MG,  “a Chamada Pública oferece assistência técnica qualificada para o desenvolvimento sustentável das unidades de produção familiar na cadeia do leite.” O prazo da assistência é de três anos e o programa já esta presente em 250 municípios mineiros, beneficiando mais de seis mil produtores leiteiros participantes.

O primeiro passo do programa é a reunião de mobilização municipal, onde a empresa apresenta o funcionamento do projeto e as suas propostas e compromissos. Em seguida, os produtores interessados em participar do programa recebem uma visita dos técnicos da Emater-MG em suas propriedades, quando são cadastrados no sistema do governo federal.

Durante os três anos de assistência, os produtores aprendem a planejar as atividades que serão realizadas em suas propriedades, participam de aulas de capacitação e projetos de inclusão social, trocam experiências com outros produtores e aprendem técnicas de manejo de rebanho, de ordem higiênica e melhoria de pastagens.

O produtor Celso Aparecido Oliveira, de 49 anos, morador de Santana de Pirapama, participa do projeto. Com a ajuda da Emater, ele foi inscrito no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além disso, aprendeu a fazer a recuperação de pastagem no sistema de integração lavoura e pecuária, implantação de pastejo rotacionado e ganhou viveiros de mudas de cana-de-açúcar, entre outros serviços.

Segundo o produtor, a assistência da Emater-MG foi essencial para o aprendizado de novas técnicas e aumento de produtividade. “O produtor é muito acomodado em sua propriedade. Precisamos buscar novos conhecimentos para atingir nossos objetivos”, diz.

Serviço

Os produtores interessados em receber a assistência da Emater-MG devem entrar em contato com a empresa na sua região pessoalmente, pelo telefone ou ainda pelo fale conosco. E, para fazer parte da próxima Chamada Pública, deve-se aguardar uma nova abertura de contrato pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Clique aqui para obter o telefone da Emater-MG mais próxima de você