Copa do Mundo

11h52min - 28 de Junho de 2014 Atualizado em 11h58min

Chilenos chegam em caravanas e também marcam presença no Mineirão

Cerca de 25 mil torcedores do país latino-americano eram esperados em Belo Horizonte; muitos deles estão em motorhomes

Alexandra Martins/SETES-MG
Pablo Caviedes (último à direita) mandou um recado para Neymar e reuniu os amigos no Mineirão neste sábado (28/06)

Apesar do amarelo prevalecer no entorno do Mineirão, os chilenos também colorem a esplanada do estádio com muito otimismo para o jogo entre Brasil e Chile, hoje (28/06), às 13h, em Belo Horizonte. Segundo a Federação Chilena de Futebol, cerca de 25 mil torcedores do país deveriam vir à capital mineira, e 5 mil deles garantiram ingressos para o jogo contra o Brasil.

Os amigos de Pablo Caviedes vieram de Santiago do Chile para assistir à festa do futebol mundial, no Brasil. Fizeram questão de mandar um recado para o craque Neymar. "Neymar, você tem que se apresentar ao Barcelona amanhã, volta", brincava Caviedes.

O que o grupo não esperava saber era sobre a mesma brincadeira feita pela Santos TV, do Santos Futebol Clube, pedindo a volta de Mena, o zagueiro chileno que joga no time da Baixada Santista. O divertido vídeo (clique aqui para ver) mostra toda a equipe técnica do clube pedindo ao Mena que se apresente neste domingo ao treino na Vila Belmiro.

"Não, quem tem que voltar logo é o Neymar, não o Mena. A Espanha aguarda o Neymar ansiosamente", se divertia o chileno. O grupo visitou a Igreja São Francisco de Assis, na Pampulha. "Muito charmosa", elogiou.

No Brasil desde o dia 9 de junho, o aposentado chileno Jorge Rodriguez veio com o filho e mais três amigos ao Brasil acompanhar a todos os jogos da La Roja. Eles passaram por Cuiabá, São Paulo, Rio e, deste esta manhã, Belo Horizonte. "Das três cidades que visitamos, estamos encantados com Cuiabá e sua gente. É um povo muito carinhoso, nos tratou muito bem. Tivemos tempo de ir ao Pantanal, que nos encantou. Pena que iremos embora hoje mesmo daqui, mas não antes sem provar a comida mineira, que nos recomendaram desde lá de Cuiabá", disse Rodriguez.

Lotação deve chegar ao Máximo

No site oficial da FIFA, a expectativa é de lotação máxima para a partida de hoje no Mineirão. O estádio teve seus portões abertos às 10h e, uma hora antes, já havia grandes filas formadas em seu entorno.

A seleção chilena já passou por outras três cidades brasileiras durante a Copa: Cuiabá,  na vitória por 3 a 1 contra a Austrália, Rio de Janeiro, onde ganhou de 2 a 0 sobre a Espanha, e São Paulo, na derrota de 2 a 0 para a Holanda. Agora, em Belo Horizonte, os cartões postais da Pampulha são uma atração especial para os torcedores e turistas do país latino-americano – desde ontem (27/06), muitos já se aglomeravam nos principais pontos turísticos da orla da lagoa para registrar suas fotos.

Muitos deles já estão hospedados nos estacionamentos liberados pela Prefeitura de BH e o Governo de Minas para motorhomes e trailers na cidade. A caravana deve somar 800 veículos, incluindo os menores, segundo o Departamento de Parques das Regiões Noroeste e Pampulha. As opções de estacionamentos destes veículos são o Parque Ecológico Lagoa do Nado, o Parque Ecológico da Pampulha, e o Mega Space, que tem uma diária de R$ 30 por pessoa.