Minas por Região
Copa do Mundo

08h00min - 28 de Junho de 2014 Atualizado em 19h49min - 27 de Junho de 2014

Chilenos conhecem pratos típicos da gastronomia de Minas e elogiam a hospitalidade dos mineiros

Convidado pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, grupo de visitantes experimentou as receitas de frango com ora-pro-nóbis e angu com queijo canastra

Galeria de Imagens

Os chilenos Mário Duque, de 33 anos, Felipe Scheel, 34 anos, Jorge Solís, 36, e Michael Aro, 38, foram convidados a experimentar um prato tipicamente mineiro: o frango com ora-pro-nóbis e o angu com queijo Canastra.

A proposta da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (Setes) foi prontamente aceita pelo grupo, que, desde terça-feira (24/06) está em Belo Horizonte, acompanhando a Seleção La Roja na porta da Toca da Raposa, em Belo Horizonte. Eles, que já viajaram 9.000 quilômetros de Santiago do Chile até o Brasil numa motorhome, adoraram a ideia de conhecer  de perto uma cozinha mineira e os segredos de uma das culinárias mais famosas do Brasil.

“Estamos há mais de 20 dias fora de casa e receber um convite como esse foi maravilhoso. Realmente, a hospitalidade é umas das mais marcantes características dos mineiros. São muito amáveis e acolhedores”, disse Jorge.

As delícias foram preparadas pela chef de cozinha Nádia Raid, que antes fez questão de lhes apresentar os ingredientes essenciais da receita no Mercado Central. Lá, os quatro amigos percorreram os corredores recheados de sabores e aromas de nossa terra e puderam interagir com as pessoas, que a todo momento arriscavam um palpite para o jogo deste sábado contra o Brasil e pediam para tirar fotos com os latinos. Nas barracas, conheceram os temperos, as pimentas, degustaram cachaças e queijos e aprenderam os segredos de comprar um bom quiabo. “Tem que quebrar a pontinha do legume. Se ele se partir facilmente, podemos levar”, revelou Nádia.

Em casa, a chef ensinou o passo a passo das receitas aos amigos. Mário estudou gastronomia e por isso era o mais interessado de todos. Ajudou a lavar e picar os legumes e arriscou-se no fogão, preparando o angú, com a supervisão da anfitriã. Os olhos atentos do cozinheiro perceberam que o grande segredo do frango foi dourá-lo num caramelizado de açúcar. “Fiquei admirado com esse toque. No Chile, não misturamos ingredientes doces em preparos salgados, mas o sabor ficou surpreendentemente bom”, disse.

O aroma perfumava toda a casa, quando a chef mineira, ao lado de seu ajudante chileno, anunciou que o almoço estava pronto. Os sul-americanos  foram ao deleite e saborearam o frango com ora-pro-nóbis e quiabo, angú, acompanhado de arroz e uma pitada de  pimenta sobre o prato. “A experiência de hoje foi gratificante. Nunca pensamos que iríamos, durante essa viagem, conhecer uma casa mineira, pessoas tão amáveis e uma comida tão gostosa preparada com tanto carinho. Essa foi a mais acolhedora de todas as cidades que conhecemos no Brasil”, destacou.

Para o cozinheiro do grupo, Mário, que comanda o fogão da motorhome diariamente, o momento foi único e valioso. “Conhecia muito pouco da cultura mineira e, nessa manhã, apreciei costumes, temperos e um pouco do jeito desse povo de viver. Foi espetacular”. Quando questionado sobre o que guardará de Minas, ele respondeu prontamente: “Vou esperar até amanhã (sábado). Dependendo do resultado do jogo, vou levar comigo boas ou más recordações de Minas”, disse Mário, esperançoso de que ainda irá conseguir comprar ingressos para o decisivo jogo deste sábado, no Mineirão, entre Brasil e Chile, válido pelas oitavas de final.

No caso de Nádia, a experiência lhe renderá boas lembranças. “A sensação é de que participei de um pedacinho da Copa e deixei meu legado. Além da pimenta e da muda de ora-pro-nóbis que eles levarão de presente, acho que também guardarão na memória os bons momentos vividos aqui e voltarão”, disse a cozinheira, emocionada. Ela também serviu ao grupo de amigos a famosa goiabada com queijo e explicou: “essa dobradinha é chamada de Romeu e Julieta por ser uma combinação perfeita”.

O Chile enfrenta o Brasil neste sábado (28/06), às 13h, no Mineirão. A expectativa é a de receber 3 mil chilenos na partida.
 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato