09h03min - 09 de Outubro de 2015 Atualizado em 15h20min - 08 de Outubro de 2015

Circuito Cultural Praça da Liberdade homenageia as crianças com programação especial

Memorial Minas Gerais Vale, Casa Fiat de Cultura e CCBB oferecem atividades gratuitas para as crianças no mês de outubro

João Castilho
Visita Teatralizada, minicursos, oficinas e visitas temáticas são algumas das opções da programação para as crianças

A sala de leitura do Memorial Minas Gerais Vale, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, recebe, neste sábado (10/10), a Feira de Escambo de Brinquedos e Livros Infantis. No intervalo das 10h às 12h, crianças de todas as idades vão poder levar brinquedos e livros, novos e usados, para trocar com outros participantes. Mais que lazer, a feira nasce com a proposta de repensar a forma como consumimos, envolvendo adultos e crianças na prática desta reflexão, de forma engajada e divertida.

No domingo (11/10), é a vez do grupo Trampolim se apresentar no Memorial. Os palhaços Benedita Jacarandá e Sabonete entram em cena com truques e brincadeiras insólitas e apresentação do espetáculo “Uma Surpresa para Benedita”. A iniciativa integra o programa “Eu, Criança, no Museu” e reúne o público no auditório a partir das 11h. Todos os sábados - e no dia 10 não vai ser diferente - o museu promove ações educativas voltadas para a literatura e que também dialogam com outras formas de arte. Esse é o adubo do Jardim de Histórias, que busca no universo onírico sementes de várias outras histórias que, como plantas depois de semeadas, criam raízes e crescem.

No hall do Memorial, mais uma homenagem em alusão ao Dia das Crianças. Dessa vez, em uma parceria inédita com o Arquivo Público Mineiro, o espaço abriga a exposição “Infâncias Guardadas – APM 120 anos... nas gavetas do Arquivo Público Mineiro”. São mais de 150 imagens de crianças capturadas ente 1890 e 1971. São meninas e meninos eternizados em seus momentos especiais: aniversários, festas de família, natais, carnavais, celebrações de escola ou, simplesmente, dias de missa ou de roupa nova.

Outra opção está na Casa Fiat de Cultura, onde as crianças terão oportunidade de conhecer os segredos da gravura em oficinas, minicursos e visitas temáticas, que abordam os processos de produção de diferentes técnicas como a xilogravura, o estêncil, a monotipia entre outras. As atividades remetem à exposição dos artistas noruegueses intitulada “Re-Conhecimento - a Gravura Norueguesa Contemporânea”. A programação especial fica em exibição de 10 a 18 de outubro. Todas as atividades são gratuitas.

Fechando a lista, na segunda-feira (12/10), data oficial das crianças, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH) vai promover a distribuição de brindes, pipoca e algodão doce e, ainda, programação especial do CCBB Educativo, com Visita Teatralizada, Laboratório de Ações Criativas pra toda a família, Cantos e Contos e o Musicando. E a data, além de celebrar o dia das crianças, comemora também os 207 anos do Banco do Brasil.

Confira a programação completa do Circuito Liberdade para a Semana da Criança:

- MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Feira de Escambo de Brinquedos e Livros Infantis

Data:
10 de outubro (sábado)

Horário: das 10h às 12h

Jardim de Histórias

Data: 10 de outubro (sábado)

Apresentação da peça do grupo Trampulim “Uma Surpresa para Benedita”

Data: 11 de outubro (domingo)

- CASA FIAT DE CULTURA

10 de outubro (sábado)

Visita temática “Artes e artistas: técnicas de gravura”

Horário: das 12h às 13h

11 de outubro (domingo)

Oficina “Carimbo”

Horário: das 10h às 12h. Público: maiores de 13 anos

Oficina “Estêncil”

Horário: das 14h às 18h. Público: maiores de 13 anos

12 de outubro (segunda)

Oficina “Monotipia"

Horário: das 10h às 12h. Público: todas as idades (menores de 10 anos deverão ser acompanhados pelos responsáveis).

Oficina “Frotagem”

Horário: das 13h às 15h. Público: maiores de 13 anos

Oficina “Carimbo”

Horário:
das 16h às 18h. Público: maiores de 13 anos.

13 e 14 de outubro (terça e quarta-feira)

Oficina “Isoporgravura”

Horário: das 10h às 12h

Oficina “Xilogravura, Stick Art e Intervenção Urbana”

Horário: das 14h às 18h. Público: maiores de 13 anos

Minicurso - A gravura sala de aula

Horário: 19 às 21h (quinta e sexta)

Público: professores das redes pública e privada da Grande BH e interessados em geral.

15 e 16 de outubro (quinta e sexta-feira)

Oficina “Isoporgravura”

Das 10h às 12h

Público: todas as idades (menores de 10 anos deverão ser acompanhados pelo responsável).

Oficina “Xilogravura, Stick Art e Intervenção Urbana”

Das 14h às 18h. Público: maiores de 13 anos

Minicurso - A gravura sala de aula

Horário: 19 às 21h (quinta e sexta)

17 de outubro (sábado)

Visita temática “Natureza, Paisagem e Cor local”

Horário: Das 12h às 13h. Público: interessados em geral

Oficina “Estêncil”

Das 14h às 18h. Público: maiores de 13 anos

18 de outubro (domingo)

Oficina “Monotipia”

Horário:
Das 10h às 12h. Público: todas as idades (menores de 10 anos deverão ser acompanhados pelos responsáveis).

Minicursos

14h às 18h (domingo).

Público: professores das redes pública e privada da Grande BH e interessados em geral.

- CCBB EDUCATIVO

Visitas Mediadas

Segunda, quinta, sexta, sábado, domingo e feriado – 11h, 13h, 15h, 16h, 17h e 18h

Quarta – 11h, 13h, 17h e 18h