10h22min - 25 de Março de 2015 Atualizado em 10h31min

Circuito Montanhas Cafeeiras favorece a expansão do turismo no Sul de Minas

Título concedido a cinco municípios da região assegura a possibilidade de ações conjuntas de desenvolvimento econômico e valorização cultural

Localizado nas cidades de Guaxupé, Muzambinho, Nova Resende, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso, o recém-criado Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas vai fomentar o desenvolvimento do setor no Sul de Minas. Com o roteiro turístico, cresce a expectativa de incrementar a economia local com o aumento do fluxo de visitantes, atraídos pelo cultivo do café, pelas tradições regionais e pela exuberante natureza.

“Com o trabalho em conjunto é possível desenvolver o turismo de forma articulada na região e oferecer um produto mais diversificado, além de enriquecer a experiência do visitante, e promover o aumento do fluxo e da permanência dos turistas”, analisa a diretora de Planejamento das Políticas de Turismo, da Secretaria de Estado de Turismo, Flávia Nogueira.

Dentre as atrações do Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas, destacam-se as visitas às fazendas, onde é possível acompanhar o dia-a-dia da vida no campo, desde a plantação até a moagem do café, passando pela formação das lavouras, colheita e secagem dos grãos. Os retiros de leite, bem como as fazendas de criação de gado, também são importantes presenças no espaço rural.

A natureza local, repleta de cachoeiras, rios e matas, favorece a prática do ecoturismo. Por sua vez, as tradições culturais, presentes no calendário de eventos das cidades, expõem os saberes e modos de fazer locais, especialmente nas quermesses, leilões, quadrilhas e apresentações das bandas de música.

Regionalização do turismo

O Circuito Turístico é um programa estadual pioneiro no turismo brasileiro, que fomenta a formação de grupos de municípios de uma região que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística de forma sustentável, através da integração contínua dos municípios, consolidando uma identidade regional.

“A regionalização é um modelo de gestão pública que tem sido difundida internacionalmente como forma de se obter um maior aproveitamento de recursos financeiros, técnicos e humanos, criando condições e oportunidades para revelar e estruturar destinos, tornando-os mais competitivos no mercado turístico”, comenta Flavia Nogueira.

Para obter um certificado, o circuito deve cumprir três exigências: estar constituído há pelo menos um ano, ser formado por cinco ou mais cidades de uma mesma região com afinidades culturas, sociais e econômicas e ainda ser entidade sem fins lucrativos, com finalidade exclusiva de promoção e desenvolvimento sustentável do turismo, fortalecendo da Rede Nacional de Regionalização Turística.

Estrutura local

As cinco cidades pertencentes ao Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas possuem, cada uma, um Centro de Atendimento ao Turista, disponível aos visitantes, além de atrativos turísticos estruturados e oferta de meios de hospedagem. Importantes rodovias federais e estaduais passam pela região, como a BR-491, BR-146 e MG-446, que liga a região Sul de Minas com a região oeste do Estado de São Paulo.

Com o Circuito Turístico, Flávia Nogueira entende que a região ganha mais força para atrair novos investimentos que possam incrementar o potencial turístico local. “Por meio do trabalho em conjunto de municípios, com afinidades turísticas similares e complementares, fica facilitada a divulgação do potencial turístico da região, o que possibilita atrair investidores privados para a comercialização do destino, promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades e gerar emprego e renda para a população”, explica.