Esportes

16h39min - 08 de Outubro de 2015 Atualizado em 16h45min

Com mais de 2 mil atletas, etapa estadual dos Jogos de Minas Gerais será aberta neste sábado

Esta fase é a última dos Jogos de Minas Gerais, formada por equipes que passaram e se classificaram nas fases microrregional e regional

A etapa estadual do Programa Minas Olímpica Jogos de Minas vai começar neste sábado (10/10). A solenidade de abertura está programada para ocorrer em Itabira, na região Central, no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, às 19h30. O secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, estará presente na solenidade.

Com a participação de cerca de 2.200 atletas nas modalidades coletivas, a etapa estadual é a última dos Jogos de Minas Gerais. Para chegar até ela, as equipes passaram pelas fases microrregional e regional. Mais de 5 mil atletas representando 135 municípios participaram dos jogos neste ano.

Itabira fecha a disputa com 184 jogos programados nas disputas de basquete, futsal, handebol e voleibol, nos naipes masculino e feminino, até a quinta-feira, 15 de outubro.

Do dia 16 ao dia 18 (sexta a domingo), serão realizadas as competições das modalidades individuais: ciclismo speed, ciclismo mountain bike, karatê, judô e taekwondo.

Cerimônia

A cerimônia de abertura é atividade de participação obrigatória de todas as delegações participantes da etapa dos Jogos de Minas Gerais. A solenidade conta com a entrada das representações municipais, acendimento da pira olímpica e juramento do atleta, além do pronunciamento das autoridades presentes.

A delegação que melhor se apresentar no desfile, demonstrando animação, uniformização adequada e maior número de integrantes, é premiada com um troféu.

Após a cerimônia, a equipe de futsal masculino de Itabira fará sua estreia na etapa estadual dos Jogos de Minas Gerais, enfrentando o time de Arcos.

Jogos de Minas Gerais

Nos mesmos moldes dos Jogos de Minas, realizados de 2012 a 2014, a competição, que envolve atletas e equipes federados, tem o intuito de potencializar o esporte de rendimento, sobretudo, nos municípios do interior, e o surgimento de atletas que possam representar o estado de Minas Gerais nas principais competições nacionais e internacionais. O evento é executado em parceria com as federações esportivas mineiras e o apoio das prefeituras municipais.

Neste ano as modalidades em disputa são: ciclismo speed, ciclismo mountain bike, judô, karatê, taekwondo, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, nos naipes feminino e masculino.

Abertura da etapa estadual dos Jogos de Minas Gerais

Horário:
 19h30

Local: Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, na Rua Irmãos D’Caux, s/nº, Centro – Itabira/MG