11h14min - 18 de Setembro de 2015 Atualizado em 11h19min

Comitiva do Paraná conhece modelo de gestão metropolitana implantado pelo Governo de Minas Gerais

Gestores vão estudar funcionamento da Região Metropolitana do Vale do Aço em função das semelhanças com a do Oeste do Paraná

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru), recebe, entre os dias 21 e 23 de setembro, a visita de uma comitiva de prefeitos e líderes políticos da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).

A vinda dos gestores paranaenses ao Vale do Aço tem como objetivo conhecer o funcionamento do arranjo institucional metropolitano da região e a forma como os municípios se articulam para promover o desenvolvimento regional.

A escolha da RMVA se deu em função das semelhanças com a do Oeste do Paraná, onde quatro cidades, com aproximadamente 500 mil habitantes, possuem atividades econômicas semelhantes.

De acordo com o coordenador regional Oeste do Governo do Estado do Paraná, Severino Folador, a troca de experiências entre as duas regiões será uma oportunidade de melhorar a gestão regional.

“Precisamos discutir com mais propriedade a união de municípios como Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu, que hoje possuem linhas de trabalho distintas, mas que deveriam ser convergentes, especialmente em função do que prevê o Estatuto da Metrópole sobre o funcionamento das regiões metropolitanas”, observa.

O Diretor da ARMVA, Carlos Magno, explica que além do modelo de gestão da região metropolitana, os gestores vão conhecer também os avanços do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado que está sendo desenvolvido pela Agência e que vai planejar e gerir as funções públicas de interesse comum dos municípios.

“O PDDI e o macrozoneamento que estamos finalizando serão os principais instrumentos de planejamento metropolitano, com diretrizes e orientações para as políticas públicas, que pode servir de modelo para o Paraná”, explica.

Região Oeste do Paraná

A região Oeste do Paraná é formada por 50 municípios e dividida em três microrregiões: Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu. No total, ela possui 1,3 milhões de habitantes e é uma das mais importantes regiões do Estado. Os municípios da região são filiados a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), que é reconhecida como maior e uma das mais organizadas entidades municipalistas do Paraná.