15h22min - 02 de Setembro de 2015 Atualizado em 15h39min

Contagem sedia primeira etapa do Fórum Regional do Território Metropolitano

O Governo do Estado de Minas Gerais instala o primeiro Fórum Regional de Governo – Território Metropolitano nesta quinta-feira (3/9) na cidade de Contagem. Esta é a 13ª instalação de Fórum Regional dentre os 17 territórios em que o estado foi dividido.

Já foram instalados os Fóruns do Território Norte (Montes Claros), Território Mucuri (Teófilo Otoni), Território Médio e Baixo Jequitinhonha (Araçuaí), Território Sudoeste (Passos), Território Vertentes (São João del-Rei), Território Vale do Aço (Ipatinga) e Território Zona da Mata (Juiz de Fora), Central (Curvelo), Alto Jequitinhonha (Diamantina), Vale do Rio Doce (Governador Valadares), Caparaó (Manhuaçu),  Noroeste (Patos de Minas).

O Território Metropolitano reúne 90 municípios, com uma população total de aproximadamente 5.881.000 habitantes.  O Território representa a 3ª menor taxa de mortalidade infantil do estado. No entanto, tem a maior taxa de homicídios em Minas.

O que são os Fóruns

Os Fóruns Regionais têm por objetivo marcar oficialmente a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas.

A população de cada território é convidada, periodicamente, a participar de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, câmaras temáticas, dentre outros instrumentos, que deverão garantir espaços democráticos, O principal objetivo é subsidiar o planejamento e as ações de Governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social.

Neste primeiro ano, os Fóruns vão fazer o levantamento de prioridades de cada território para que os dados possam orientar a elaboração do PPAG (Plano Plurianual de Ações Governamentais), PMDI (Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Com esta agenda inicial encerrada, a partir de 2016 os Fóruns seguem como canal de constante diálogo com a sociedade civil.

Os Fóruns serão articulados de forma a envolver representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representações do poder legislativo estadual e federal. Representantes da sociedade civil serão maioria nos colegiados executivos.

Abaixo, segue a lista dos microterritórios e municípios que fazem parte do Território Metropolitano:

Belo Horizonte: Belo Horizonte

Betim: Bonfim, Brumadinho, Betim, Crucilândia, Esmeraldas, Floresta, lgarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Piedade dos Gerais, Rio Manso, São Joaquim de Bicas

Contagem: Contagem, Ibirité, Sarzedo

Guanhães: Braúnas, Carmésia, Divinolândia de Minas, Dom Joaquim, Dores de Guanhães, Guanhães, Materlândia, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Senhora do Porto, Serra Azul de Minas, Virginópolis

Itabira: Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Ferros, Itabira, Itambé do Mato Dentro, Morro do Pilar, Passa bém, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Sebastião do Rio Preto

João Monlevade: Bela Vista de Minas, Dionísio, João Monlevade, Nova Era, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata

Nova Lima: Caeté, Belo Vale, Jaboticatubas, Nova União, Moeda, Nova Lima, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, Taquaraçu de Minas

Ouro Preto: Itabirito, Mariana, Ouro Preto

Sete Lagoas: Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Araçaí, Baldim, Capim Branco, Congonhas do Norte, Cordisburgo, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Jequitibá, Maravilhas, Papagaios, Paraopeba, Pequi, Prudente de Morais, Santana de Pirapama, Sete Lagoas

Vespasiano: Conceição do Mato, Dentro, Confins, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Santana do Riacho, São José da Lapa, Vespasiano

Data: 03/09 (Quinta-feira)