Saneamento

17h29min - 28 de Maio de 2015 Atualizado em 17h38min

Cultivando Água Boa chega à Região Metropolitana de Belo Horizonte

Em Igarapé, prefeitos foram apresentados ao programa que visa à recuperação das microbacias, proteção das matas ciliares e à conscientização

Divulgação
O Cultivando Água Boa (CAB) é reconhecido pela ONU como a melhor política de gestão de recursos hídricos do mundo

Prefeitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), pertencentes aos municípios localizados na bacia do Paraopeba e que possuem a concessão da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), participaram nesta quinta-feira (28/5), em Igarapé, do evento de apresentação do programa Cultivando Água Boa (CAB). Trata-se de uma iniciativa socioambiental, desenvolvida pela Itaipu Binacional, para promover a recuperação de microbacias, proteção das matas ciliares e da biodiversidade, além do respeito e o cuidado com o meio ambiente. O CAB é reconhecido pela ONU como a melhor política de gestão de recursos hídricos do mundo.

Segundo a presidente da Copasa, Sinara Meireles, o Governo de Minas Gerais tem apostado nesse trabalho que envolve a parceria entre diversos órgãos, tendo a Copasa como porta-voz. “Seja na preservação dos mananciais, no controle do assoreamento, da poluição, do uso da terra nas propriedades rurais e em todas as ações, é perceptível a contribuição de cada um, enquanto cidadão ou instituição. Os resultados da semente que estamos plantando serão colhidos a médio e longo prazo e vão se multiplicar de forma positiva por todo o estado”, afirma.

O prefeito de Igarapé, José Carlos Gomes Dutra, se diz satisfeito com a escolha da cidade para sediar a apresentação do CAB na RMBH. “Nós já possuímos uma ação semelhante denominada ‘Guardião dos Igarapés’, desde 2013, e sabemos da importância da preservação dos recursos hídricos, principalmente em meio a uma das mais graves crises enfrentadas na região Sudeste do Brasil”, destaca. “O papel de Igarapé é muito importante no abastecimento da Região Metropolitana, pois contribui com 45% da água captada no Sistema Serra Azul”, completa.

Para o diretor de Operação Metropolitana da Copasa, Rômulo Thomaz Perilli, o Cultivando Água Boa envolve a melhoria da qualidade e a quantidade da água, por meio de cuidados com o solo, alimento, saúde, educação e com responsabilidades compartilhadas. “Ele busca apoiar as pessoas a fazerem a gestão ambiental de suas comunidades, para que os ganhos sejam preservados não pelas imposições legais, mas sim pelos benefícios que geram para a população local e para as gerações futuras”, explica. “A expectativa é de adesão de todos os prefeitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, completa.

A apresentação foi conduzida pelo diretor de coordenação e Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Miguel Friedrich, que falou sobre os resultados alcançados pelo Cultivando Água Boa no Paraná. “A questão da água está na centralidade dos desafios da humanidade e em um momento de crise, temos que construir um consenso ético mínimo para conseguirmos articular ideias e alcançar resultados estruturantes”, ressalta.

O evento aconteceu no Hotel Fazenda Vale do Amanhecer em Iagarapé. Prefeitos, vereadores e agricultores rurais dos municípios de Betim, Bonfim, Brumadinho, Contagem, Ibirité, Igarapé, Itatiauçu, Juatuba, Mateus Leme, Mário Campos, Crucilândia, Rio Manso, São Joaquim de Bicas, Sarzedo e Belo Horizonte foram convidados para a reunião.

O CAB também já foi apresentado nas cidades de Varginha e Itajubá, no Sul de Minas. Nesta sexta-feira (29/5), ele será levado para a cidade de Patos de Minas, no Triângulo Mineiro. A apresentação do programa na cidade será feita pelo diretor de coordenação e meio ambiente da Itaipu Binacional, Nelton Miguel Friedrich, com a presença do diretor de Operação Sudoeste da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), João Bosco Senra.

Durante o encontro, que vai acontecer às 14h, no Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) - Rua Major Gote, nº808, bairro Caiçaras – Auditório do Bloco E, será discutida a possibilidade de implantação do CAB em Patos de Minas.

Cultivando Água Boa

O CAB foi criado pela Itaipu Binacional como estratégia para a recuperação das microbacias, considerando os diversos usos da água, tais como a produção de alimentos, de energia, abastecimento público, lazer e turismo. Com a publicação do Decreto nº 46.730, de 25 de março de 2015, o Governo de Minas constituiu o Grupo de Trabalho para elaborar estudos e propor a reestruturação dos programas da administração pública estadual para incorporar as boas práticas e as experiências do CAB, considerado o vencedor do prêmio Água para a Vida, da ONU, na categoria melhores práticas de gestão de recursos hídricos.

A Comissão de Trabalho é composta, além da Copasa, por representantes da Cemig, Emater-MG, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Secretaria de Educação (SEE), Instituto Estadual de Floresta (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).