15h53min - 01 de Julho de 2009 Atualizado em 16h12min - 17 de Junho de 2013

Cultura entrega obra de restauro de igreja do século XVIII

A pequena Lobo Leite, distrito de Congonhas do Campo, está em festa. Depois de dois anos e meio, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, entrega à comunidade a obra de restauração da Igreja de Nossa Senhora da Soledade. A cerimônia acontece na próxima segunda-feira (6), às 11h, em Lobo Leite, localizado a 70 km de Belo Horizonte.

BELO HORIZONTE (01/07/09) - A pequena Lobo Leite, distrito de Congonhas do Campo, está em festa. Depois de dois anos e meio, a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Cultura (SEC), entrega à comunidade a obra de restauração da Igreja de Nossa Senhora da Soledade. A cerimônia acontece na próxima segunda-feira (6), às 11h, em Lobo Leite, localizado a 70 km de Belo Horizonte.

Construída no século XVIII e tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), a igreja foi restaurada pela Fundação de Arte de Ouro Preto, por meio de parceria celebrada com a Gerdau/Açominas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Durante dois anos e meio, os técnicos do ateliê de prestação de serviços da Faop trabalharam no processo de restauração dos elementos estruturais e artísticos que compõe a Igreja de Nossa Senhora da Soledade.

Segundo Carla Santana, coordenadora do Núcleo de Conservação e Restauração da Faop, toda a estrutura da igreja estava comprometida. “De acordo com alguns moradores da comunidade, a última restauração da igreja aconteceu provavelmente na década de 50. Conseguimos em dois anos e meio, por meio de um procedimento minucioso, restabelecer toda a estrutura e elementos que integram a igreja”, informa.

Para a presidente da Faop, Ana Maria Pacheco, tão importante quanto restaurar a igreja, é entrega - lá à comunidade. “Ficamos muito felizes de recuperar e entregar este bem cultural de grande significado para a comunidade de Lobo Leite. Restaurar e preservar essa igreja, é a garantia de salvaguardar a história e a memória da população local”, comenta.

Participam da cerimônia o secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Paulo Brant; a presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto, Ana Maria Pacheco; o prefeito de Congonhas do Campo, Anderson Cabido e o gerente de relações institucionais da Gerdau/Açominas, Jadson Gomes Lima.