16h50min - 02 de Setembro de 2015 Atualizado em 16h50min

Delegação de Minas Gerais disputa os Jogos Escolares da Juventude no Ceará

O Estado conta, nos Jogos Escolares da Juventude, com um total de 159 alunos-atletas, somadas modalidades individuais e coletivas

Marcus Cicarini/Feemg
Delegação de Minas Gerais para os Jogos Escolares da Juventude

Depois de passarem pelas etapas municipal, microrregional, regional e estadual, os campeões dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2015 se preparam para o principal desafio: a etapa nacional. Nesta quarta-feira (2/9), 76 alunos-atletas representando 34 municípios mineiros embarcaram para Fortaleza, no Ceará, onde disputam, a partir desta quinta-feira, os Jogos Escolares da Juventude para estudantes de 12 a 14 anos.Até o dia 6/9, os jovens mineiros participam das competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

Na segunda-feira (7/9) é a vez das equipes das modalidades coletivas partirem para os Jogos da Juventude. A delegação composta de 83 alunos-atletas participa, até o dia 12, quando se encerra o evento, das competições de basquete, futsal, handebol e voleibol, nos naipes masculino e feminino. Os times mineiros representam seis municípios: Belo Horizonte, Montes Claros, São Sebastião do Paraíso, Muzambinho, Varginha e Campo Florido.

O Estado de Minas Gerais conta, nos Jogos Escolares da Juventude, com um total de 159 alunos-atletas – somadas modalidades individuais e coletivas –, 19 técnicos e oito oficiais. Estão representados no evento 38 cidades e 70 escolas mineiras.

Visita

Nessa terça-feira (1º/9), o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, esteve no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte, para cumprimentar os atletas mineiros que embarcaram para Fortaleza.

Por meio de uma interlocução com a Aeronáutica, a Secretaria de Estado de Esportes viabilizou que 67 jovens vindos do interior, que chegaram a Belo Horizonte na terça-feira, pudessem ficar alojados no CIAAR até o horário do voo para a capital cearense, programado para a madrugada desta quarta-feira.

Na oportunidade, o secretário fez ainda uma visita de cortesia ao comandante do Centro, Brigadeiro do Ar Robson Grandelle, para agradecê-lo pela recepção aos jovens mineiros. Além de receber os atletas, o CIAAR ofereceu ainda um jantar à delegação de Minas Gerais.

Jogos Escolares da Juventude

Durante os nove dias de competição, Fortaleza recebe mais de 3.800 jovens atletas de 12 a 14 anos para a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Além da identificação de atletas para o alto rendimento, o objetivo do evento é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte.

Anualmente, os Jogos contemplam mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB desde 2005, reúne em cada faixa etária atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal. Em novembro será realizada a etapa nacional para jovens de 15 a 17 anos, em Londrina (PR).