Minas por Região
Governador

21h27min - 04 de Março de 2010 Atualizado em 07h01min - 18 de Junho de 2013

Depoimentos de personalidades presentes à inauguração da Cidade Administrativa

A inauguração da Cidade Administrativa Tancredo Neves contou com a presença de cerca de 8 mil pessoas, entre elas personalidades de todo o país. Os presentes destacaram o aspecto funcional do complexo, classificado por muitos como uma referência na administração pública. Alguns desses convidados deram seus depoimentos sobre o evento.

Vice-presidente da República, José Alencar

“Essa obra, eu digo, não é bem uma obra. Essa iniciativa de construir essa Cidade Administrativa marca um novo tempo para Minas Gerais. Uma obra como esta engrandece nosso Estado. Pode estar certo que aqui se vai produzir com muito maior economicidade e em benefício de todos. Nós temos 853 municípios que demandam a capital. Então, eles podem, com muito menos tempo, tratar com o governo e voltar para casa. Este é um colosso.”

Presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Michel Temer (PMDB-SP)

“É um Centro Administrativo extraordinário. Aliás, quando eu chego aqui em Minas, eu vejo que o povo mineiro, e o governador Aécio Neves é representante disso, além da vocação pela liberdade tem uma vocação pela descentralização para integrar. O exemplo de Juscelino foi esse, o exemplo de quem descentralizava para integrar o país e agora eu vejo que o governador Aécio Neves está descentralizando para integrar Belo Horizonte. O caminho é corretíssimo.”

Governador de São Paulo, José Serra

“A estética é maravilhosa. Chegando de fora, a estética é maravilhosa e vai ter uma grande funcionalidade administrativa. Além disso, criou um vetor de desenvolvimento de toda essa região.”

Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes

Estou muito impressionado. Realmente é algo magnífico, grandioso e eu espero que isso traduza um novo tempo para Minas e para Belo Horizonte.

Ex-presidente da República, Itamar Franco

Primeiro, eu diria que é uma arquitetura maravilhosa. Um cálculo extremamente audacioso, e uma vontade muito grande do governador em deixar consignado no final de seu mandato, o que significa que a abertura que ele da nessa construção vai ter muito significado. Mas a gente fala em arquitetura, a gente fala em concreto armado, mas o que vai na alma realmente é o funcionalismo, a alma do serviço público será o funcionalismo. E a gente espera que esse funcionalismo possa produzir aquilo que Minas espera na sua compreensão, no seu modo de enxergar.

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Sepúlveda Pertence

É um obra portentosa, com esse traço genial do Oscar (Niemeyer) e quando a gente pensa que as suas formas já terminaram, surpreende-nos com esta maravilha arquitetônica. E, suponho, para o Estado, e, sobretudo para a cidade, sejam catalisador de uma nova via de crescimento de Belo Horizonte mais planejada, menos atabalhoada do que a cidade cresceu desordenadamente. Então, desvanecido pela beleza da obra e com muita esperança do que ela possa trazer para Minas e para Belo Horizonte.

Senador Pedro Simon (PMDB-RS)

O governador Aécio realmente está fazendo uma administração espetacular, e hoje ele da uma demonstração ao Brasil que quando a gente quer a gente faz. Então essa é uma obra que tem a mão do Niemeyer. Possa ver as obras antigas da velha Minas Gerais, a nacionalidade que a gente sente nesse palácio, eu acho que é um exemplo de Brasil.

Deputado federal Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA)

“Nessa data tão importante em que o Brasil homenageia o presidente Tancredo Neves, a gente está vendo que Minas dá um presente ao Brasil. É um exemplo de como se aplicar bem o dinheiro público, de como fazer um governo com competência , com eficiência e, sobretudo, de como pensar na administração como instrumento de melhorar a qualidade de vida das pessoas.”

Deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO)

“Com uma visão moderna de um gestor competente como é o governador Aécio Neves, ele conseguiu não só conciliar a beleza da arquitetura moderna àquilo que realmente encanta, que constrói, do Palácio do Centro Administrativo, com a funcionalidade e a resposta ao cidadão mineiro.”

Deputado federal Albano Franco (PSDB-SE)

“Estamos vivamente impressionados. Isso mostra a visão de presente e de futuro do governador Aécio Neves.”

Presidente nacional do DEM, deputado federal pelo RJ, Rodrigo Maia

“É uma obra espetacular, não apenas como obra arquitetônica, claro maravilhosa, mas eu acho que como conceito de organização da administração pública. Você organizar as secretarias, organizar o governo todo na mesma estrutura é fundamental. Acho que além da questão arquitetônica que vai ficar para a história do Brasil acho que outro exemplo para a história do Brasil vai ser essa organização administrativa que vai não apenas economizar muitos recursos com certeza para Minas mas vai dar um dinamismo no governo e vai ser um exemplo para o Brasil.”

Ministro das Comunicações, Hélio Costa

“Um empreendimento inovador que traz facilidade de funcionamento para as ações do Estado e, certamente, é um grande impulso econômico na região norte da cidade, porque vai deslocar o interesse de toda região  aqui para onde está a Cidade Administrativa Tancredo Neves”.

Presidente da Fiemg, Robson Andrade

“Para Minas Gerais, é mais um motivo de orgulho. Mostra que hoje Minas tem instalações e condições de ter um governo que é dos maiores do país e que tem tido a melhor gestão, a maior aprovação.”

Presidente da Usiminas, Marco Antônio Castello Branco

“O grande marco da obra vai ser desviar o vetor de crescimento de Belo Horizonte, que estava muito concentrado para o sul da cidade. Ela abre agora uma nova vertente para que a cidade cresça também na direção Norte, melhorando a qualidade da expansão urbana de Belo Horizonte.”

Cantor Raimundo Fagner

“Bem eu tinha passado, havia passado aqui há um tempo no meio da obra e agora realmente eu estou encantado, é uma obra que marca o Estado de Minas mais uma vez, marca a administração do Aécio do qual eu tenho grande prazer e a honra de ser amigo, de conviver há muitos anos, e está de parabéns o povo mineiro por ter essa obra fantástica como referência da arquitetura e da administração pública no Brasil.”

Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Alberto Portugal

“Acho que consolida uma proposta do governador Aécio Neves de colocar Minas no contexto nacional, numa posição de liderança em todos os sentidos, principalmente na parte da gestão pública.”

Secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Simão Cirineu

“É uma obra importante porque vai dar muita tranqüilidade de trabalho para os funcionários. Além disso, você concentrando a obra em um ambiente quase que único, é muito importante porque reduz custos e hoje nós perseguimos redução de custos.”

Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais, Fuad Noman

“Este aqui é o retrato final do que foi esse governo. É uma obra que tem uma representação muito grande para o Governo de Minas Gerais. Ela mostra que o mineiro é capaz de fazer e realizar grandes desafios.”

Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, José Carlos Carvalho

“Esse complexo administrativo realça o gênio de Oscar Niemeyer no que diz respeito à concepção arquitetônica e as técnicas construtivas e, ao mesmo tempo, tem um toque extraordinário de sustentabilidade que a tecnologia moderna permite.”

Ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Wilson Brumer

“Sempre defendi que a Cidade Administrativa fosse vista como um fator de desenvolvimento da região Norte da cidade. Sob o ponto de vista de eficiência e eficácia do setor público, não há dúvida de que quando as pessoas estão juntas, mais próximas, há um crescimento da eficiência, há mais sinergia entre as várias secretarias, e, certamente, redução de custos, melhoria do ambiente de trabalho, modernização das condições de trabalho, enfim, é um grande marco do governador Aécio Neves.”

Secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão

“A obra do século de Niemeyer vem consolidar um modelo de gestão implementado pelo governador há oito anos e que, nesta finalização, mostra para a sociedade tanto o modelo gerencial, a estrutura do Estado unificada, gastando menos com a atividade meio e mais com a sociedade.”

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato