Minas por Região
Segurança / Defesa Social

14h00min - 03 de Setembro de 2015 Atualizado em 14h01min

Detentos da Penitenciária de Muriaé fabricam vassouras para o sistema prisional

Trabalho reduz o custo para o Estado e beneficia presos com direito a remissão de pena e salário

Divulgação/Seds
Os nove detentos trabalham de segunda a sábado, das 8h às 17h
Os nove detentos trabalham de segunda a sábado, das 8h às 17h

Uma vassoura que custava ao Estado cerca de R$ 12 hoje custa menos de R$4 porque passou a ser produzida na Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Junior, em Muriaé, na Zona da Mata. São fabricadas cerca de duas mil unidades por mês, entre peças feitas de piaçava e garrafas pets, em uma unidade industrial na qual trabalham nove presos, com direito a remissão de pena e a receber ¾ do salário mínimo. Nesta atividade, conforme a Lei de Execução Penal (LEP), para cada três dias trabalhados os presos têm direito a um a menos na pena.

A matéria-prima é fornecida pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), que é responsável por transportar as vassouras para o Almoxarifado Central, em Belo Horizonte, e distribuir para as unidades prisionais de Minas Gerais.

O diretor-geral da penitenciária, Francisco Alves da Silva Neto, destaca as vantagens desta produção tanto para o Estado quanto para os presos. “Para os detentos significa redução de pena e ajuda no orçamento familiar, por outro lado há redução de gastos com compras, melhora no ambiente carcerário e ressocialização.”

Estrutura

A fábrica ocupa um espaço de 147,5 metros  quadrados e dispõe de serra circular de madeira, furadeira fixa, prensa, serrinha de arco, tesoura, ponteira, alicate, grampeador e esmeril. Os nove detentos trabalham de segunda a sábado, das 8h às 17h.

Um dos presos da equipe de produção é Gláucio Roberto da Silva, 32 anos, capaz de montar uma vassoura em sete minutos. Ele explica que após o preparo de todos componentes, a montagem é rápida. “Já estou acostumado e gosto do trabalho. Isto para mim é uma profissão, a possibilidade de ter uma atividade quando sair daqui.”

As vassouras são recolhidas a cada três meses, de acordo com a rota de entrega de materiais que atende à Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Junior.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato