Governo

14h43min - 20 de Novembro de 2012 Atualizado em 11h40min - 01 de Julho de 2013

Detran/MG lança novo portal de serviços na Internet

Com layout mais dinâmico e acessível, site é mais interativo e traz novidades como o link de consulta rápida a processos administrativos para condutores infratores

Novo layout garante acessibilidade mais intuitiva

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) lançou, na tarde desta segunda-feira (19), o seu novo portal de serviços. O evento integrou as comemorações do centenário do órgão executivo de trânsito do Estado, realizado no Auditório Juscelino Kubistcheck, da Cidade Administrativa.

Disponível no endereço eletrônico www.detran.mg.gov.br, o novo portal oferece ao cidadão mais de 90% dos serviços efetuados pelo órgão. Com a inserção correta de dados, o usuário continua a obter, de forma ágil e segura pela via digital, informações sobre veículos, licenciamento, habilitações, multas, infrações e pontuações, IPVA e o seguro obrigatório DPVAT.

O novo portal do Detran/MG se destaca por sua fácil acessibilidade, usabilidade e interação e foi estruturado para que o usuário solicite o serviço de forma simples, intuitiva e mais rápida.  Os assuntos foram categorizados por conteúdo similar e isso permite que o órgão proporcione uma gama maior de serviços relacionados a veículo, infrações e habilitação que podem ser solicitados pela internet.

Algumas novidades do novo site são o link de consulta rápida a processos administrativos para condutores infratores, acesso aos parceiros credenciados, glossário com dúvidas frequentes, divulgação de campanhas educativas e inserção do Órgão Executivo de Trânsito nas mídias sociais, permitindo que o cidadão tenha conhecimento da estrutura e abrangência dos serviços prestados pelo Detran/MG.

Para atender a mais de 8 milhões de veículos em circulação e quase 6 milhões de habilitados no Estado, o departamento está interligado on line às 304 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), instaladas nas delegacias de polícia, subordinadas aos Departamentos de Polícia Civil e Delegacias Regionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e no interior do Estado.

De acordo com o chefe do Departamento de Trânsito de Minas Gerais, Oliveira Santiago Maciel, a adoção de novas tecnologias permitiu que o Detran/MG se tornasse uma instituição de referência.

“A adequação das necessidades dos usuários, a constante capacitação de funcionários e as parcerias público-privadas são alguns aspectos que têm impacto positivo na qualidade dos nossos serviços prestados. Disponibilizar esses serviços pela via digital é o melhor caminho para garantir a satisfação dos usuários”, acredita Maciel.