Minas por Região
Educação

18h24min - 14 de Fevereiro de 2012 Atualizado em 22h25min - 30 de Junho de 2013

Dia de aula prática sobre a história da educação em Minas

Alunos da Escola Estadual Leon Renault fazem visita guiada ao Museu Ana Maria Casasanta

Divulgação/SEE MG
Entre as peças do Museu da Escola estão equipamentos como o retroprojetor e o mimeógrafo
Entre as peças do Museu da Escola estão equipamentos como o retroprojetor e o mimeógrafo

Alunos da Escola Estadual Professor Leon Renault, de Belo Horizonte, tiveram uma aula diferente nesta terça-feira (14), na qual o foco era o próprio espaço do aprendizado: a escola. Uma viagem no tempo levou os alunos, do 4º e 5º ano do ensino fundamental, a conhecerem um pouco sobre a metodologia e os recursos da aprendizagem utilizados nas escolas mineiras ao longo do século XX. Os estudantes passaram a manhã visitando o Museu Ana Maria Casasanta, que reúne um acervo de cerca de seis mil peças que marcaram época nas salas de aula de escolas mineiras. O espaço está localizado na Magistra - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores -, no bairro Gameleira, na capital mineira.

A pedagoga do Museu, Nelma Marçal, recebeu os alunos e guiou a visita, contando as histórias de cada peça e apresentando a importância histórica dos acontecimentos para o desenvolvimento da profissão da docência até os dias atuais. “O Museu vem mostrar aos professores de hoje a escola de outro tempo. Traz à sociedade a história da educação mineira em cada período: a Escola Tradicional, com a criação dos grupos escolares, o movimento Escola Nova e o momento em que o Governo de Minas fez um convênio com os EUA, o Programa de Assistência Brasileira Americana ao Ensino Elementar (PABAEE). São três períodos importantes para o desenvolvimento da educação em Minas e para a formação dos professores mineiros”, afirma a pedagoga.

A vice-diretora da Escola Estadual Professor Leon Renault, Andrea Juanes de Azevedo, acompanhou os alunos na visita ao Museu da Escola e destacou as possibilidades de aprendizado alcançadas. Segundo ela, a principal importância do Museu é trazer para as crianças a exposição do que era a escola no passado, a aprendizagem, os recursos didáticos e materiais da época. “O passado colabora com o aprendizado do presente, o Museu serve de apoio para nossas professoras, por expor o conhecimento em transformação”, ressalta.

Diego Rafael Terra de Almeida,aluno do 5º ano do ensino fundamental, se encantou com as peças expostas, principalmente aquelas referentes aos equipamentos de suporte ao professor em salas de aula, como o retroprojetor e o mimeógrafo. “Gostei muito da parte do museu que mostra as tecnologias. Ela me fez lembrar do que uso hoje, o notebook, o tablet, o Playstation. As coisas evoluíram e o que vemos no museu mostram como eram esses equipamentos antes”, diz.

Já Yasmin Carcavali, do 4º ano do ensino fundamental, recordou das histórias contadas pela avó do seu tempo de estudante. “A minha avó estudou nessa época e me contou as histórias da escola dela, era muito parecido com o que vi aqui. Ela falava dos livrinhos coloridos e de quando as professoras corrigiam os alunos com a palmatória, gostei de conhecer tudo isso de perto”, lembra a estudante.

Escolas e pesquisadores podem agendar visitas ao Museu

O Museu Ana Maria Casasanta estará aberto à visitação de terça a sexta-feira, mediante agendamento por telefone. O público-alvo principal são escolas e pesquisadores, mas o espaço é aberto para quaisquer interessados pela história da educação. O agendamento pode ser feito das 8h às 12h e das 14h às 17h, pelo telefone 3379-8593. O endereço da Magistra é Avenida Amazonas, 5.855, bairro Gameleira.
 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato