Minas por Região
Agricultura

18h26min - 04 de Fevereiro de 2011 Atualizado em 15h11min - 23 de Junho de 2013

Dia de Campo destaca controle alternativo de pragas da pimenta

BELO HORIZONTE (04/02/11) - A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizam, no próximo dia 11 de fevereiro, um Dia de Campo, na Fazenda Taquaraçu, com produtores de pimenta do município de Piranga, na Zona da Mata. O evento, que contará com a participação de profissionais especialistas no assunto, terá como foco o controle alternativo de pragas dessa cultura. A iniciativa será realizada em parceria com a Prefeitura de Piranga. As atividades começam às 8h30 e terminam às 12h30, e envolvem palestras e demonstração prática de métodos de controle de ácaros na pimenta.

O cultivo de pimenta está em franco crescimento no município, apesar de ser uma cultura relativamente nova na região. Os primeiros agricultores a investir na cultura surgiram há aproximadamente 15 anos e sempre contaram com assistência técnica da Emater-MG. Para o evento da próxima sexta-feira (11), estão sendo esperados cerca de 30 agricultores familiares que já produzem pimenta. 

A extensionista agropecuária da Emater-MG local, Maísa Santos, informa que muitos produtores se queixam das dificuldades de comercialização quando aumenta a oferta do produto. “Quando a produção torna-se mais elevada, fica mais difícil comercializar o produto. Porém para aqueles que estão há mais tempo no ramo esse problema é minimizado, pois existe um compromisso maior por parte dos compradores”, explica. 

De acordo a extensionista, os produtores de pimenta de Piranga já têm um contrato firmado com uma empresa de alimentos para este ano. O acordo inclui a venda de 40 toneladas de pimenta malagueta. “Isso confere a devida importância econômica da cultura no município”, diz a técnica.

Programação 

Além de palestras sobre o controle alternativo de pragas e o impacto dos inimigos naturais na plantação de pimenta, a programação incluirá uma demonstração prática do preparo de calda sulfocálcica para o combate de ácaros. 

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no próprio local do evento. A intenção é atingir o maior número de produtores da região, a partir de demanda identificada pela Emater-MG junto ao grupo. A pesquisadora da Epamig Zona da Mata, Madelaine Venzon, vai abordar o controle alternativo de pragas da pimenta e os bolsistas da Epamig/UFV, André Lage Perez e Dany Silvio Amaral, vão tratar da importância dos inimigos naturais para o controle de pragas na cultura. Já os bolsistas Rafael Macedo de Oliveira e Alex Rodriguez Cruz, também da Epamig/UFV, farão a demonstração prática de preparo da calda sulfocálcica para o controle de ácaros. 

A abertura do Dia de Campo será feita pelo prefeito de Piranga, Eduardo Sérgio Guimarães, pelo chefe do Centro de Pesquisa da Epamig Zona da Mata, Trazilbo José de Paula Júnior, e pela gerente regional da Emater Zona da Mata, Raphaela Pinheiro de Souza. 

Mercado aberto para a pimenta

O agronegócio de pimentas é um dos melhores exemplos de integração entre agricultor e agroindústria. Além de consumidas in natura, podem ser processadas e utilizadas em diversas linhas de produtos na indústria de alimentos, para consumo interno e exportação. Segundo a pesquisadora da Epamig, Cleide Ferreira Pinto, as perspectivas da pimenta no país são promissoras, já que produtos manufaturados como molhos, conservas e geleias estão abrindo novos mercados. 

Em Minas Gerais, um dos estados que concentra a maior variedade de pimentas, foram comercializadas 300 toneladas em 2008, no valor de R$ 616 mil, segundo a Emater-MG. O desafio é controlar pragas e doenças que podem atingir as plantações, destaca a pesquisadora Madelaine Venzon. Segundo ela, as principais pragas são ácaro branco, pulgões e broqueadores de frutos. “Não existem acaricidas e inseticidas registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a cultura da pimenta no Brasil. No entanto, o principal método de controle das pragas utilizado pelos produtores é o químico, muitas vezes baseado em aplicações de calendário, apesar do pouco sucesso no controle”, ressalta. 

O uso incorreto desses produtos tem acarretado graves problemas, tais como intoxicações aos produtores, contaminação ambiental e presença de resíduos nos frutos, pois o prazo de carência não é respeitado, já que os produtos são aplicados nas plantas com pimentas em diferentes estágios de maturação, explica a pesquisadora. “Soma-se a isso o custo dessas aplicações, o que tem onerado a produção, que é predominantemente familiar. Além disso, o uso indiscriminado dos ingredientes ativos pode levar a problemas de resistência por parte de populações das pragas”, observa. 

O uso integrado de métodos de controle - incluindo o cultural, o controle biológico e o uso de produtos alternativos, tais como as caldas fitoprotetoras e extratos botânicos - é a indicação para minimizar os prejuízos causados pelas pragas na cultura da pimenta.

Serviço: 

Evento: Dia de Campo Controle Alternativo de Pragas da Pimenta

Local: Fazenda Taquaraçu (169 km de Belo Horizonte, BR-040 até Conselheiro Lafaiete entrando à esquerda na BR-482)

Data: 11/02/2011

Horário: 8h30

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato