Gestão | Segurança / Defesa Social

12h33min - 07 de Julho de 2015 Atualizado em 12h34min

Divinópolis já conta com agendamento de vistoria de veículos pela internet

Serviço, que evita filas e reduz tempo de atendimento, já é oferecido em Montes Claros, Uberlândia e Juiz de Fora

É cada vez maior o número de cidadãos beneficiados com o serviço de agendamento online de vistoria de veículos. O Governo de Minas Gerais, por meio de ações implementadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e o Departamento de Trânsito do Estado (Detran/MG), disponibilizou, em junho, o serviço na delegacia de Divinópolis, a quarta cidade de Minas a ter o agendamento online. Para fazer o agendamento, basta acessar o site www.mg.gov.br na opção “Vistoria de Veículos”.

De acordo com o diretor da Central de Gestão dos Canais de Atendimento Eletrônico da Seplag, Damião José Rodrigues da Rocha, além de Divinópolis, o serviço está disponível na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Montes Claros, que foi a primeira a receber a transferência dos serviços da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), e nas delegacias de Juiz de Fora e Uberlândia.

“A experiência da UAI Montes Claros foi bem sucedida e está consolidada. O retorno dos delegados regionais também tem sido muito positivo. Portanto, acreditamos ser uma tendência a migração para atendimentos apenas via agendamento online”,  explica Rocha.

“A principal vantagem do serviço é a redução do tempo de atendimento ao cidadão, medida que evita filas. Além disso, as unidades conseguem se programar com antecedência e agendar horários, se necessário. Isso evita o deslocamento do cidadão se a unidade não puder atendê-lo presencialmente”, destaca.

Embora seja um sistema desenvolvido, custeado e mantido pela Seplag, as agendas são gerenciadas por cada unidade. Assim, cada coordenador pode estabelecer o horário de atendimento, o número de vagas, o prazo em que a agenda ficará aberta ao público e as indisponibilidades (feriados municipais e pontos facultativos, por exemplo).

A vice-diretora do Detran/MG, Rafaela Gigliotti, anuncia a ampliação do atendimento. “O Detran/MG tem interesse em expandir o serviço a todas as UAIs do Estado, assim como feito em Montes Claros, que se tornou modelo para as demais unidades”, diz.

Segundo informações do Chefe da Coordenadoria Especial de Gestão das UAIs, Itaner Debossan, há por parte da Seplag estudos no sentido de promover a expansão do serviço a outras Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

Para o agendamento de vistoria de veículos, Uberlândia disponibiliza 240 vagas; Juiz de Fora, 195; Divinópolis, 120; e Montes Claros, 111.

Além da vistoria de veículos, o Portal MG conta com os seguintes serviços para agendamento:

- Atendimento ao candidato à doação de sangue

- Emissão CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) 1ª e 2ª vias

- Emissão da Carteira de Identidade - 1ª via

- Emissão da Carteira de Identidade - 2ª via

- Entrevista com assistente social

- Requerimento do seguro-desemprego

- Selagem de placa de veículos