Governo

13h57min - 27 de Agosto de 2015 Atualizado em 14h11min

Em entrevista, diretor-geral do Detel fala sobre os desafios e planos da sua gestão

José Francisco Vieira Seniuk comenta a universalização da telefonia 3G em Minas e o processo de digitalização do sistema da Rede Minas

Omar Freire/Imprensa MG
"Vamos propor planos e projetos com o objetivo de universalizar a inclusão digital no interior do estado", assegura José Francisco Vieira Seniuk

Em entrevista à Agência Minas, o novo diretor-geral do Departamento Estadual de Telecomunicações (Detel), José Francisco Vieira Seniuk, fala sobre os planos e desafios da sua gestão à frente do órgão. Entre os assuntos, o gestor comenta a universalização da telefonia 3G em 100% dos municípios mineiros e o processo de digitalização do sistema da Rede Minas.

Indicado pelo governador Fernando Pimentel, José Francisco Vieira Seniuk vai colocar sua experiência em telecomunicações para contribuir na execução dos programas governamentais. Com mais de 40 anos de profissão, José Francisco Seniuk é graduado em Engenharia Elétrica e Administração de Empresas, com pós-graduação em Análise de Sistemas/Processamento de Dados e Engenharia Eletrônica.

O novo diretor-geral Detel já foi assessor do conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), exerceu funções na antiga Telemig e na Telemar. Também foi professor da PUC Minas e gerente de Administração Regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Sabatinado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), já teve seu nome aprovado pela Comissão Especial para assumir o cargo.

Leia, abaixo, a íntegra da entrevista.

Agência Minas Gerais - Quais serão os planos e projetos prioritários da sua gestão?

José Francisco Seniuk - A expansão dos atendimentos dos serviços 3G e 4G da telefonia móvel no interior e a universalização da banda larga pela telefonia fixa são pontos importantes, somados à implantação do serviço 3G em 692 distritos até março de 2016, já em andamento pelo programa Minas Comunica II. Vamos apoiar também o planejamento da rede ótica do estado, a cargo da Prodemge, contribuindo com apoio técnico e infraestrutura, e trabalhar na expansão da rede da TV Minas e no seu processo de digitalização, bem como na integração com o sistema da Radio Inconfidência.

Agência Minas Gerais - O que mais planeja entregar à população mineira?

José Francisco Seniuk - Vamos propor planos e projetos com o objetivo de universalizar a inclusão digital no interior do estado, observando as políticas públicas de telecomunicações existentes e suas necessárias revisões e complementações. Outra medida refere-se à elaboração e regularização dos processos de outorga e a manutenção da rede de 650 retransmissores analógicos da TV Minas em todo estado. Também vamos acompanhar e participar da implantação do Plano Nacional de Outorgas do Ministério das Comunicações para integrar as rádios comunitárias, TV´s educativas e rádios FM ao sistema de comunicação de governo.

Agência Minas Gerais - Em que situação encontrou o Detel?

José Francisco Seniuk - O Detel foi encontrado debilitado na maior parte de seu quadro de pessoal e com sua missão original dividida com outros órgãos do Estado, impossibilitando seu trabalho e também dos demais órgãos. Estamos de imediato restabelecendo a integração da força de trabalho por meio de termos de cooperação e a gestão funcional para as atividades imediatas. Este procedimento é o primeiro passo, entre outros que serão dados, para acertar o retorno à rota que entendemos ser a missão do Detel dentro da organização do Estado.

Agência Minas Gerais - Quais vão ser os principais desafios da sua gestão?

José Francisco Seniuk - Um importante desafio, diante da riqueza de oportunidades, é inserir o Detel de maneira eficiente, harmônica e cooperativa no processo de planejamento (LOA, PPAG e PMDI) para a execução de programas e projetos com menor tempo de retorno possível. A criatividade e a inovação  certamente serão  desafios básicos para romper os obstáculos que a disponibilidade orçamentária possa imputar.