Agricultura

16h09min - 24 de Setembro de 2015 Atualizado em 16h14min

Emater-MG assina acordo internacional de cafés sustentáveis

Parceria envolve cinco estados produtores de café e torrefadoras internacionais

Divulgação/Emater

O presidente da Emater-MG, Amarildo Kalil, assinou nesta quinta-feira (24/9) um documento de cooperação internacional para intensificar as ações voltadas para a produção de cafés sustentáveis em Minas Gerais. O acordo foi firmado entre o Programa Café Sustentável e os órgãos estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Também assinaram o documento os estados do Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Rondônia. Juntos eles respondem por 93% da produção de café no país. O acordo foi firmando durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte. O secretário de Agricultura de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho, também participou da solenidade.

O Programa Café Sustentável, criado pela agência holandesa IDH e coordenada no Brasil pela P&A, tem o apoio de governos europeus e é patrocinado pelas principais torrefadoras mundiais. Estas indústrias firmaram compromissos junto a seus consumidores de processar volumes crescentes de cafés de origem comprovadamente sustentável nos próximos anos. O IDH (Iniciativa de Comércio Sustentável, em holandês) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a promover a sustentabilidade em diversas cadeias produtivas globais, entre elas o café.

“Um dos grandes benefícios do programa é que vamos intensificar as ações voltadas para produção sustentável junto aos pequenos e médios cafeicultores”, afirma Amarildo Kalil. O objetivo do programa é contribuir para que práticas sustentáveis de produção e comercialização de café ganhem escala por meio de atividades que assegurem aos cafeicultores a permanência e continuidade na atividade produtiva, com melhorias na renda e qualidade de vida, na organização social e econômica e na conservação do meio ambiente nas comunidades em que vivem.

O Programa está presente em seis países – Brasil, Colômbia, Vietnã, Indonésia, Etiópia e Uganda – que juntos representam 74% da produção mundial de café e também conta com a parceria de plataformas de certificação e verificação de diversas nacionalidades.

Programa de Minas é exemplo

Um exemplo de projeto do Programa Café Sustentável envolvendo governos locais e entidades internacionais é a equivalência do programa Certifica Minas Café, do Governo de Minas, e a Associação 4C. Este projeto, em fase final de execução, permite que todo produtor certificado pelo Certifica Minas Café passe a ser um produtor verificado pela Associação 4C, assim facilitando o acesso de seu produto ao mercado internacional.

O Certifica Minas Café conta 1.487 propriedades certificadas em 233 municípios. Com a atuação de extensionistas especialmente treinados para a atividade, a Emater–MG orienta os produtores sobre as adequações das fazendas candidatas à certificação. Após essa etapa, o IMA faz as auditorias preliminares para checar se todas as exigências foram atendidas. Em seguida, uma certificadora de reconhecimento internacional faz a auditoria final e concede a certificação às propriedades.