Minas por Região
Agricultura

14h23min - 16 de Outubro de 2015 Atualizado em 14h27min

Encontro no Sul de Minas destaca as tecnologias para a produção de café e leite

Em Três Pontas, nova edição do Dia de Campo Café com Leite, promovido pela Epamig, busca integração entre produtores e compartilhamento de informações

Divulgação/Epamig
Dia de campo vai destacar tecnologias para melhoramento do gado de leite
Dia de campo vai destacar tecnologias para melhoramento do gado de leite

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza, no dia 21 de outubro (quarta-feira), em Três Pontas, a 6ª edição do Dia de Campo Café com Leite. O objetivo é integrar produtores de leite e café da região e divulgar tecnologias sobre melhoramento do gado de leite; controle zootécnico do rebanho; poda do cafeeiro e manejo da lavoura.

Durante o evento, o presidente da Epamig, Rui da Silva Verneque, zootecnista e pesquisador licenciado da Embrapa Gado de Leite, falará sobre “Melhoramento genético em gado de leite no Brasil”. Na sequência, o pesquisador da Epamig Sul, Daniel Arantes Pereira, apresentará uma tecnologia de baixo custo para otimização da higienização na produção de leite. Outros palestrantes serão a pesquisadora Renata Apocalipse Nogueira, com o tema “Ensilagem do milho reidratado", e o zootecnista da Emater-MG, Marcelo Martins, sobre a  Importância do controle zootécnico do rebanho leiteiro”. Ainda, no ônibus Ciência Móvel, o pesquisador Elifas Nunes Alcântara vai falar sobre “Controle do mato na cultura do café”. A poda do cafeeiro e o manejo da lavoura serão destaque no evento // Samantha Mapa/Epamig

Nas estações de campo dedicadas ao café, o pesquisador Rodrigo Luz da Cunha abordará o tema poda do cafeeiro, destacando o tipo adequado para cada lavoura, tamanho e o momento certo para a poda. “Antes de optar pela poda o produtor precisar estar atento a características como falhas no talhão, espaçamento e adaptabilidade da variedade à região. Se a lavoura estiver em bom estado, o ideal é que a poda seja realizada logo após a colheita, explica Rodrigo, acrescentando que fenômenos como geadas severas também podem motivar podas.

O Dia de Campo Café com Leite acontece no Campo Experimental da Epamig - Rodovia Três Pontas/ Santana da Vargem – Km 6. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento, a partir das 8h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (35) 3829-1190 / 3266-9009.

6º Dia de campo Café com Leite

Data:
21 de outubro (quarta-feira)

Horário: 8h (inscrições)

Local: Campo Experimental da Epamig - Rodovia Três Pontas/ Santana da Vargem – Km 6

Informações: (35) 3829-1190 / 3266-9009

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato