Minas por Região
Segurança / Defesa Social

11h04min - 27 de Agosto de 2015 Atualizado em 15h06min

Encontro reúne gestores de bombeiros em Minas Gerais

Lançamento de fóruns para capacitação virtual é um dos destaques do seminário. Estudos de casos como o da boate Kiss também serão apresentados

O gerenciamento dos serviços prestados à população pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a coordenação dessas atividades e o lançamento de uma plataforma virtual para a especialização profissional serão temas do Encontro da Comunidade Bombeiro Militar 2015 (Ecobom), que será realizado de 31 de agosto a 2 de setembro no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte.

Estarão reunidos na capital todos os comandantes das Unidades do Corpo de Bombeiros em Minas Gerais responsáveis pelo atendimento operacional e também pela definição de políticas para a corporação.

Durante o evento, haverá a apresentação de estudos de caso ocorridos em outros estados como o incêndio da boate Kiss, em janeiro de 2013, em Santa Maria (RS), e o incêndio no terminal da Ultracargo, em Santos (SP), em maio deste ano. Bombeiros dos dois estados participarão dos debates.

Umas das novidades apresentadas durante o Ecobom 2015 será o lançamento de uma plataforma virtual dos Grupos Temáticos Operacionais (GTO) criados neste ano visando à especialização profissional dos bombeiros de Minas.

Pioneirismo

A ferramenta, inédita no Brasil entre Corpos de Bombeiros, vai permitir a troca de informações entre profissionais de todo o estado, promovendo o aperfeiçoamento e a especialização em atividades específicas de bombeiros, por meio de fóruns temáticos acessados pela intranet.

A partir do dia 3 de setembro estarão ativados sete fóruns: operações de mergulho, salvamento em altura, defesa civil, atendimento pré-hospitalar, incêndio urbano, operações com produtos perigosos, além de busca e resgate em estruturas colapsadas (desmoronamentos, soterramentos).

O planejamento de execução dos GTO prevê que esse número chegue a um total de 15 temas, alavancando a qualidade da doutrina operacional da corporação.

Outras inovações tecnológicas, a padronização na formação profissional do Bombeiro Militar, dentre outros temas relacionados às políticas de atendimento às demandas geradas pela Central 193 também serão debatidas.

Ecobom

O Ecobom 2015 integra a programação de eventos em comemoração dos 104 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A corporação, criada no dia 31 de agosto de 1911, foi responsável, no ano passado, pelo atendimento a 334 mil ocorrências em todo o estado.

Com 6,2 mil integrantes e uma frota de 1.050 viaturas, a corporação está presente em 62 municípios do estado, mas seu planejamento prevê que esse número chegue a 80 cidades nos próximos três anos dentro de sua política de aumento da sua capilaridade.

Os militares da corporação serão homenageados com a entrega da Medalha Mérito Profissional, em uma cerimônia, também no dia 31 de agosto, às 10h, no auditório JK, da Cidade Administrativa. A medalha é destinada a reconhecer os bons serviços prestados à  população. Serão 77 agraciados.

 

Serviço

Ecobom 2015

Data: 31 de agosto a 2 de setembro

Local: Sesc Venda Nova, Rua Maria Borboleta, s/n - Novo Letícia, Belo Horizonte

 

Medalha Mérito Profissional

Data: 31 de agosto, 10h

Local: Auditório JK - Cidade Administrativa

 


 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato