10h14min - 05 de Julho de 2009 Atualizado em 22h25min - 21 de Junho de 2013

Encontro reúne imprensa mineira para discutir o SUS

BELO HORIZONTE (05/07/09) - Jornalistas que atuam na imprensa de Minas Gerais e assessores de comunicação de secretarias de saúde de diversos estados do Brasil participaram, nesse sábado (4), do encontro “Conversando sobre saúde SUS: o outro lado da pauta”. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), teve por objetivo mostrar aos profissionais de imprensa o funcionamento e a estrutura do SUS, facilitando, assim, a cobertura jornalística.

Um bate-papo com o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, abriu o encontro pela manhã. A origem, a evolução e o desenvolvimento do Sistema estiveram em pauta, assim como a importância da comunicação para o desenvolvimento das ações de saúde. Os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o SUS e sobre o acesso as ações de saúde.

“Na secretaria, entendemos a comunicação como uma das políticas públicas de saúde. Uma de suas funções é informar as pessoas, mobilizando-as para mudar comportamentos nocivos que diminuem a qualidade e a expectativa de vida. Além disso, informar sobre campanhas e como ter acesso aos serviços oferecidos, são ações de grande relevância para fortalecer a saúde pública”, pontuou Pestana.

Para João Saraiva, que atua na assessoria de comunicação do Ministério da Saúde, o encontro foi uma oportunidade única para discutir o sistema público de saúde e demonstrar que ele não é um caos, como muitos acreditam. “Para o público de comunicação é fundamental ter acesso a esse tipo de conhecimento, para compreenderem como devem informar às pessoas”, afirmou.

Relevância

Na parte da tarde, o encontro tratou dos temas mais demandados pela imprensa mineira na área de saúde. As portas de entrada do cidadão no SUS, a distribuição de medicamentos e as ações de vigilância epidemiológica e sanitária foram debatidas. À frente do “table show”, o jornalista Chico Pinheiro mediou a conversa entre os jornalistas presentes e a equipe de técnicos da SES.

Gustavo Abreu, jornalista da Rádio Inconfidência, acredita que é muito importante para o trabalho da imprensa esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do SUS. “Por causa da nossa luta cotidiana para dar cobertura ao que é novidade e impactante, perdemos, algumas vezes, o foco no que é o mais importante: as políticas e a garantia do acesso aos serviços de saúde”, comentou.

Segundo Rafaela Lima Marques, assessora de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, é necessário oferecer aos meios de comunicação reflexões sobre o SUS. “É importante dar visibilidade a novas pautas, estabelecer um diálogo com a imprensa que destaque não apenas os desafios, mas também os avanços”, disse.

No encontro, o Canal Minas Saúde foi apresentado como ferramenta inovadora para a educação permanente dos profissionais que atuam no sistema público de saúde no Estado. O canal, a maior TV corporativa do país com mais de 3 mil pontos de transmissão, busca capacitar profissionais das equipes do Programa Saúde da Família (PSF), que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Minas Gerais.

A coordenadora de Jornalismo da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia, Berna Faria, destacou que essa iniciativa permite aos jornalistas compreender como funciona a gestão na saúde, o que é o SUS, por meio de um contato mais próximo com os gestores.

Prêmio Jornalístico

Durante o evento, Pestana lançou o “Prêmio SES-MG de Jornalismo”. A premiação tem por objetivo estimular a publicação de matérias sobre o SUS e reconhecer os trabalhos que se destacam por tornarem as informações sobre o sistema mais acessíveis ao público.

Lemilton Costa, Diretor de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, acredita que premiações são excelentes formas de incentivar boas coberturas jornalísticas por parte da imprensa. “O prêmio é um incentivo ao jornalista para que ele busque um olhar diferenciado do olhar sugerido na pauta do dia-a-dia”, explicou.

Em sua segunda edição, o prêmio terá como tema “Prevenir é melhor que remediar: experiências positivas em prevenção e promoção da saúde em Minas Gerais”. De abrangência nacional, se destina aos profissionais de jornal, revista, rádio, televisão, internet e fotografia.

Os interessados deverão se inscrever até 30 de setembro, por meio de envio de documentos, via correio, à SES-MG. Para ter mais informações os interessados devem acessar o site da Secretaria de Estado de Saúde (SES).