Segurança / Defesa Social

13h53min - 29 de Julho de 2015 Atualizado em 13h49min

Encontros Regionais de Políticas Sobre Drogas discutem teoria e prática das ações de prevenção

Primeira rodada será em Timóteo e previsão é que 102 municípios da região do Rio Doce participem. Ideia é integrar ações municipais e estaduais

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) lança no próximo dia 13 de agosto, na cidade de Timóteo, o 1º Encontro Regional de Políticas sobre Drogas do Estado de Minas Gerais. A previsão é que 102 municípios da macrorregião do Rio Doce participem do ciclo de debates.

O projeto idealizado pela Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) pretende unir as esferas estaduais e municipais para o desenvolvimento de uma política pública eficiente no Estado. Os encontros são instrumentos de participação social nas atividades de planejamento, gestão e controle nas ações ao combate do uso de drogas.

O tema ‘Prevenção: Ação ou Teoria’ foi proposto tendo como parâmetro resultados de pesquisada realizada com dependentes químicos do Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (CREAD). O levantamento traçou o  perfil dos usuários que buscam atendimento no local.

“Com base nos dados verificamos que os usuários começam a se envolver com a as drogas muito cedo, entre 9 a 12 anos. Este estudo foi fundamental para nortear as políticas e ações da  Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod) no combate às drogas em Minas Gerais”, diz a diretora do Observatório  Mineiro de Informações Sobre Drogas (Omid), Flávia Braga.

Segundo Flávia, uma das propostas foi a criação dos Encontros Regionais para promover a participação da sociedade. “A prevenção é o melhor caminho”, afirma a diretora do Omid.

Parceria

O objetivo dos Encontros Regionais de Políticas Sobre Drogas é fortalecer os Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comad) em cada cidade mineira, promovendo a implantação de políticas institucionalizadas em parceria com as prefeituras.

Serão realizadas 12 etapas regionais, abrangendo mais de 400 municípios em todo o estado. Depois de Timóteo, o encontro ocorrerá em Montes Claros, no dia 27 de agosto. Também debaterão sobre o assunto os municípios de Juiz de Fora, Varginha, Lavras, Belo Horizonte, Itabira, Três Marias, Uberlândia, Teófilo Otoni, Paracatu e Sacramento.

Segundo o superintendente de Municipalização e Relações Institucionais da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod), Mauro Anderson de Oliveira Felipe, o estado possui hoje 134 conselhos ativos e a intenção é aumentar este número para 400.

Dinâmica

Os municípios que sediarão os encontros foram selecionados pela Subsecretaria de Politicas Sobre Drogas e são os responsáveis em fornecer o espaço para o evento. As palestras serão ministradas de preferência por palestrantes da região e que já conheçam a realidade e necessidades locais.

O público alvo será de gestores municipais envolvidos no tema drogas, conselhos municipais, Ministério Público/Judiciário, Defensoria Pública, comunidades terapêuticas, instituições afins e sociedade em geral. A cada encontro será produzido um documento que, ao final, vai virar um diagnóstico sobre as ações que serão desenvolvidas.

As inscrições para o Encontro Regional na Cidade de Timóteo já estão abertas, e podem ser feitas pelo site Observatório Mineiro de Políticas Sobre Drogas (OMID) http://www.omid.mg.gov.br/.