Esportes

12h58min - 25 de Setembro de 2015 Atualizado em 13h47min

Estado capacita gestores para participar de programa de incentivo ao esporte

Minas Olímpica destina parte do ICMS para o fomento de projetos esportivos, que já beneficiaram cerca de 21 mil pessoas em Minas Gerais

Camila Carolina/CREF6MG
Adriana Vasconcelos recebeu R$ 180 mil para projeto que atende a 50 crianças em Itaúna

Criado pela Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), o programa Minas Olímpica Incentivo ao Esporte (MOIE) já destinou mais de R$ 14 milhões a 52 projetos esportivos em todo o estado, com mais de 21 mil pessoas impactadas. O programa é um mecanismo de fomento ao esporte, que possibilita a empresas contribuintes do ICMS destinar parte do imposto ao apoio de projetos esportivos.

Para capacitar os gestores esportivos e outros interessados em elaborar e submeter projetos no MOIE, a secretaria promoveu, em Belo Horizonte, nestas quinta  e sexta-feiras (24 e 25/9), o 3º Seminário Minas Olímpica Incentivo ao Esporte.

Durante o evento, foram esclarecidos os pontos do edital e sanadas as dúvidas dos participantes. Projetos apresentados por instituições sem fins lucrativos, prefeituras e entidades da administração pública indireta podem ser submetidos à aprovação da Seesp.

É o caso de Marcelino Soares, que teve o projeto “Taekwon-do – iniciação escolar” aprovado e hoje ensina a arte marcial a 548 crianças em situação de alta vulnerabilidade social no município de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Vice-presidente da Federação Mineira de Taekwon-do, Marcelino inscreveu o projeto pela instituição e recebeu mais de R$ 375 mil em recursos, aplicados na qualificação e contratação de 11 professores, aquisição de uniformes e realização das cerimônias de graduação.

“Nossa intenção é a inclusão social por meio do esporte. Atendemos a crianças de seis escolas públicas de Sabará, que foram selecionadas por estarem em situação de alta vulnerabilidade social. Muitas já estavam no tráfico de drogas, ou tinham sérios problemas familiares”, explica.

O resultado impressiona: as crianças melhoraram o rendimento escolar e não houve evasão no projeto e nas aulas. “Elas ganharam uma perspectiva de futuro por meio do esporte, autoestima, e aprenderam valores como disciplina e trabalho em equipe”, diz Marcelino.

As cidades de Almenara, Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo e Viçosa já receberam o seminário. Os próximos eventos serão realizados em Uberaba (29/9 e 30/9), Janaúba (1/10), Coronel Fabriciano (6/10 e 7/10) e Poços de Caldas (7/10 e 8/10).

Futsal de alto rendimento

A participante Adriana Vasconcelos teve seu projeto aprovado pelo Minas Olímpica Incentivo ao Esporte no ano passado e já colhe os frutos do incentivo. “Ensinamos futebol de alto rendimento a 50 crianças de 10 a 13 anos, sendo mais da metade crianças carentes. Nosso objetivo é participar das competições estaduais”, conta.

Para o projeto “Tropical, fazendo campeões!”, implementado na cidade de Itaúna, na região Oeste do estado, ela recebeu mais de R$ 180 mil em recursos e pôde contratar treinadores, nutricionista e psicóloga, além de adquirir todo o material esportivo.

Acesso gratuito

A seleção do programa contempla projetos que possuam como característica essencial a promoção e o fomento do esporte e da prática de atividade física no estado, e que sejam de acesso gratuito ao público, isentos de taxa de inscrição ou qualquer outra forma de contribuição.

Instituído pela Lei Estadual nº 20.824, de 31 de julho de 2013, e pelo Decreto Estadual nº 46.308, de 13 de setembro de 2013, o Minas Olímpica Incentivo ao Esporte prevê que até 0,05% do ICMS destinado ao Estado sejam direcionados a apoiar atividades esportivas ou paradesportivas das áreas de desporto escolar; lazer; formação; rendimento; desenvolvimento científico e tecnológico; e desporto social.

As inscrições para o Edital de Seleções de Projetos 01/2015 estão abertas até o dia 30 de outubro.