Governo

16h13min - 19 de Agosto de 2015 Atualizado em 13h15min - 20 de Agosto de 2015

Estado estuda a expansão de acordos com a província japonesa de Yamanashi

Comitiva japonesa e o Governo de Minas Gerais negociam novas parcerias nas áreas de Cultura, Agronegócio, Tecnologia e Esportes

Uma comitiva da província japonesa de Yamanashi está em Minas Gerais para reforçar os laços de irmandade entre as duas regiões e estabelecer novas políticas para cooperação em diversas áreas. Após a recepção na Cidade Administrativa, nesta quarta-feira (19/8), a comitiva foi dividida em duas delegações. Enquanto uma vai estudar novos acordos nas áreas de Cultura, Agronegócio e Tecnologia, a outra vai tratar de parcerias no setor esportivo.

O intercâmbio entre Minas Gerais e Yamanashi existe desde 1973 e, periodicamente, os objetivos e metas da parceria são revistos.“Vamos celebrar a amizade e a cooperação que ultrapassa 40 anos, e procurar os caminhos para aprofunda-la e dar novos contornos”, destacou o chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais, Rodrigo Perpétuo. A ideia do encontro, que será concluído nesta quinta-feira (20/8), é definir quais serão as ações a serem trabalhadas nos próximos anos.

“Acreditamos que Yamanashi vai cumprir papel semelhante ao de Minas Gerais nas Olimpíadas do Rio em 2016. Por isso, vamos estender a relação até os Jogos de Tóquio, em 2020, e celebrar uma troca mais intensa com a província nos próximos anos”, completou Rodrigo Perpétuo. Na agenda da comitiva japonesa estão previstas visitas ao Mineirão, ao Centro de Treinamento Esportivo da UFMG e ao Minas tênis Clube, além de um encontro da Fiemg.

“Estamos geograficamente distantes, mas, se falarmos de distância de coração, estamos muito próximos. Gostaria de expandir o intercâmbio para novas possibilidades. Nessa nossa visita vamos reafirmar e fortalecer nossa amizade, pensando em trabalhar de forma adaptada aos novos tempos”, enfatizou o vice-governador da província de Yamanashi, Makoto Yamashita.

Também integram a comitiva japonesa outros cinco representantes da província: o superintendente de Educação, Kunihiko Abe, o diretor-geral Adjunto de Turismo, Noboru Hikawa, o diretor-adjunto de Educação, Kazuo Atobe, o diretor assistente da Divisão de Relações Internacionais, Katsuya Hada, e o representante da equipe da Divisão de Relações Internacionais, Yuki Okuwaki.

Relação bilateral

O primeiro acordo entre a Província de Yamanashi e o Estado de Minas Gerais foi assinado em 25 de julho de 1973. Entre as ações ativas destaca-se o Programa de Estágio Técnico para cidadãos mineiros e funcionários públicos. O programa proporciona aprendizado sobre o funcionamento da instituições japonesas, as técnicas e posturas adotadas pelo governo japonês.

Outra destaque é o intercâmbio fotográfico, parte das ações do Festival Cultural de Yamanashi e que tem como objetivo apresentar e divulgar as diversidades regionais dos estados amigos e irmãos da província, além de fomentar o intercâmbio artístico e cultural. Em 2015 foi enviado para Yamanashi o 41º bolsista.

Destaca-se a ainda importância do comércio bilateral entre Minas Gerais e o Japão, que, no início do último século, se iniciou na área da agricultura e se tornou definitiva com a presença japonesa em empresas fundamentais para a economia mineira, como a Usiminas e a Cenibra. O Japão é o terceiro maior destino das exportações de Minas Gerais. O estado é o principal fornecedor de alguns produtos para o Japão, como o minério de ferro, o café, a celulose e a soja.