16h54min - 13 de Outubro de 2015 Atualizado em 17h02min

Estado firma parceria com organização mundial para promover a produção saudável de alimentos

Acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e o movimento Slow Food abre a semana de celebração do Dia Mundial da Alimentação

Omar Freire/Imprensa MG
Secretário de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins, destacou a assinatura do acordo como um dia histórico para Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) assinou, nesta terça-feira (13/10), em Belo Horizonte, termo de acordo de cooperação técnica com o Slow Food, movimento que visa fortalecer a produção de produtos regionais da Agricultura Familiar e incentivar a alimentação saudável, boa, limpa e justa em Minas Gerais.

Um dos objetivos do acordo é valorizar alimentos tradicionais da culinária mineira que não encontram muito espaço nos mercados, como, por exemplo, Jatobá, Jurubeba, Pau Doce e Ora Pro Nobis, bem como vários tipos de queijos artesanais. Além disso, o acordo prevê a elaboração conjunta, nos próximos 90 dias, de um Plano de Ação para o estabelecimento dos objetivos específicos, metas, linhas de atuação e o cronograma de atividade.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins, a assinatura do acordo “é um dia histórico para Minas Gerais”. Segundo Martins, a redução do uso de agrotóxico, o incentivo a circuitos curtos de comercialização (feiras livres) e o aumento da renda do agricultor familiar são alguns dos desafios colocados para que o Estado atue em parceria com a sociedade para a solução dos problemas.“Temos uma das culinárias mais ricas e tradicionais. Por que não fazer dela também a culinária mais saudável e sustentável do Brasil?”, levantou o secretário.

Na ocasião, o representante do Slow Food, Marcelo Podestá, afirmou que o acordo assinado com a Seda representa uma união de forças e de ideias em prol da agricultura familiar e de uma alimentação de qualidade. “Queremos espalhar essa convicção de forma capilar, dentro dessa Secretaria e de todos os órgãos e entidades que ela representa, para que ela influencie políticas, projetos e pessoas. E, em troca, nos propomos como parceiros, como braço atuante, como filosofia e como rede para trabalharmos juntos nessa direção”, disse Podestá que, antes da solenidade, promoveu uma degustação orientada de queijos artesanais.

O evento marcou  a abertura da semana de celebração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro).  Para 2015, o tema escolhido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) é “Proteção Social e Agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural”.  Também participaram da solenidade o diretor técnico da Emater-MG, João D’Angelis, a coordenadora especial de Gastronomia da Secretaria de Estado de Turismo, Natália Farah, e a secretária executiva do Consea-MG, Aparecida Miranda.

Slow Food

O movimento internacional Slow Food foi fundado nos anos de 1980, na Itália, pelo jornalista Carlo Petrini. É uma organização que se contrapõe à comida industrializada, repleta de aditivos químicos e rápida (fast food). Associação sem fins lucrativos, no Brasil ela atua com uma rede de cerca de mil membros. A entidade tem 52 produtos catalogados na Arca do Gosto, projeto que busca resgatar alimentos, sejam vegetais, animais ou produtos processados, que estejam em risco de extinção.