Minas por Região
Educação | Gestão

18h40min - 23 de Setembro de 2015 Atualizado em 13h32min - 24 de Setembro de 2015

Estado realiza processo seletivo simplificado para reduzir passivo de aposentadorias da Educação

Serão oferecidas 50 vagas, em caráter temporário, para compor Grupo de Trabalho da Aposentadoria; inscrições serão nos dias 24 e 25 de setembro

O Governo de Minas Gerais recebe, das 9h desta quinta-feira (24/9) até às 23h59 de sexta-feira (25/9), as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado  SEE/Seplag nº 01/2015. A seleção tem como objetivo a contratação, em caráter temporário, de 50 profissionais para atuação no Grupo de Trabalho da Aposentadoria, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) e pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Para participar, os candidatos devem preencher os dados curriculares em ficha padrão disponível no site http://pss.educacao.mg.gov.br/index.php. Duas etapas vão compor o processo seletivo simplificado: a primeira, de comprovação dos requisitos para a contratação, análise de currículo e experiência profissional; e a outra, de realização de entrevistas para observação dos candidatos quanto à capacidade de trabalhar em equipe e ao domínio e conhecimento do conteúdo da área de atuação.

Os selecionados terão contratos com vigência de dois anos, podendo ser prorrogados por mais um ano. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, os profissionais escolhidos vão passar por uma capacitação e iniciarão as atividades a partir de 2016.

Justificativa

O Grupo de Trabalho da Aposentadoria tem em seu quadro, atualmente, 50 profissionais que terão contratos encerrados no próximo ano. Por conta disso, a ideia do processo seletivo simplificado, como explica o subsecretário de Gestão de Recursos Humanos da SEE, Antonio David Júnior, é a recomposição do quadro para que o Estado continue firme na otimização dos processos de pedidos de aposentadoria. O intuito, destaca o subsecretário, é o de “selecionar essas novas pessoas e capacitá-las. Com essa medida, queremos reduzir o passivo, resolver as pendências e não permitir que se crie outro passivo”, explica.

Histórico

O atual governo, lembra a SEE, recebeu, da última gestão, um passivo de mais de 26 mil servidores com afastamento preliminar para aposentadoria, mas que não haviam se aposentado. Em maio deste ano, o Governo de Minas Gerais firmou um Acordo Histórico com os profissionais da Educação. O documento que se transformou na Lei 21.710/2015 tem entre os compromissos firmados a publicação de 1.200 aposentadorias por mês. Este ano, já foram publicadas 9.594 aposentadorias. O Grupo de Trabalho da Aposentadoria representa uma iniciativa da gestão estadual com o objetivo de, justamente, agilizar a conferência e a publicação de processos de aposentadoria.

A partir de 28 de setembro de 2015, como reforça o subsecretário Antonio David, uma demanda adicional será analisada pela equipe. “Será a dos ex-efetivados que adquiriram condições de aposentadorias a partir do dia 1º de abril de 2014. Esses profissionais fazem jus à aposentadoria pela Previdência do Estado e também terão seus pedidos analisado pelo Grupo”, aponta.

Os 50 novos profissionais serão fundamentais para manter o andamento dos trabalhos e o compromisso em solucionar os casos com melhoria de fluxos e processos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato