13h22min - 30 de Setembro de 2015 Atualizado em 12h50min

Estado reforça alerta para período ainda crítico de queimadas

Em dez anos, cerca de 3 mil brigadistas foram capacitados, 408 apenas em 2015. Cuidados são redobrados em unidades de conservação e beira de estradas

Queimadas costumam ocasionar grande destruição, ninguém discute. A origem pode ser espontânea, provocada por efeitos naturais, ou pela ação do homem, por descuido ou até mesmo intencionalmente. Por isso, o Estado mantém o alerta enquanto não começa o período mais agudo das chuvas em Minas Gerais.

Dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) mostram que até o momento, em Minas Gerais, já foram registradas 316 ocorrências dentro Unidades de Conservação (UCs) e 159 em rodovias próximas.

De acordo com o superintendente de Controle e Emergência Ambiental da Semad, Bruno Malta, o período crítico de estiagem começa, em regra, no mês de julho e termina em novembro. Deste modo, a baixa umidade característica dessa época favorece a maior ocorrência de queimadas.

“Ano passado foi um ano bastante crítico e neste ano, apesar de estar mais ameno, o calor ainda continua muito intenso, em razão da influência do fenômeno El Niño. Assim, durante esse período o Estado redobra a atenção, para combater os focos de incêndio", comenta Malta.

O monitoramento dos focos de incêndios em todo o estado é feito nas bases e sub-bases operacionais em Curvelo, Viçosa e Januária, por meio de imagens de satélite adquiridas pelo estado.

As UCs estaduais possuem uma frota de 250 veículos, sendo 105 caminhonetes, 40 veículos menores, 30 utilitários e 75 motos. O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) conta ainda com as três aeronaves para o trabalho de combate a incêndios florestais.

Ao longo de 10 anos, em Minas Gerais, cerca de 3 mil pessoas foram capacitadas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) para atuarem como brigadistas contratados e voluntários. O treinamento é feito anualmente e este ano 408 pessoas já passaram por capacitação.

De acordo com o diretor de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, Rodrigo Belo, as estruturas de combate aos incêndios nas UCs serão melhoradas gradativamente, com mais aeronaves de maior capacidade.

“Além dos brigadistas, temos buscado também parcerias com entidades que agregam voluntários. Atualmente, temos proposto termos de cooperação para o repasse de materiais e equipamentos que possibilitem aos voluntários a entrada em combate das queimadas”, destaca o diretor.

Prevenção adequada

Para se evitar a incidência de incêndios, é fundamental a colaboração da população. Recomenda-se que não se faça queimas em dias com umidade abaixo de 50% e temperatura acima de 25°C e que se observe sempre o intervalo entre 9 e 16 horas para não realizar incinerações.

Em relação à limpeza de pastagens com fogo, queima de folhas e lixo, é preciso cuidado redobrado com fogueiras e qualquer uso do fogo, inclusive de materiais que podem gerar fagulhas, principalmente, entre os meses de junho e novembro.

A Força Tarefa Previncêndio é a primeira do gênero na America Latina. Formada, conforme Decreto 45.960 de 2012, pelas Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, IEF e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad).

Unidades operacionais

Base Operacional de Curvelo: situada estrategicamente no aeroporto municipal de Curvelo, devido à sua localização central em Minas Gerais. Permite deslocamento aéreo, de ate duas horas e meia, a qualquer ponto do Estado.

Sub-Base Operacional de Viçosa: situada no aeródromo da Universidade Federal de Viçosa, esta unidade operacional atende às regiões Zona da Mata, Sul, Rio Doce, Centro e Sul.

Sub-Base Operacional de Januária: situada no aeroporto municipal, unidade operacional atua nas regiões do  Alto Médio São Francisco, Norte, Nordeste do Estado.

Caso o visitante das UCs se depare com um incêndio, deve imediatamente informar  um funcionário da unidade de conservação ou ligar para 0800-2832323.