Minas por Região
Turismo

10h16min - 20 de Agosto de 2015 Atualizado em 10h18min

Estado sedia 18ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

Evento faz parte do Projeto Fartura terá o apoio da Secretaria de Estado de Turismo e da Codemig

Fernando Piancasteli
Bolinho de feijão está entre as atrações do festival
Bolinho de feijão está entre as atrações do festival

De 21 a 30 de agosto acontece o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que, há 18 anos, potencializa a histórica cidade mineira. O festival, que faz parte do Projeto Fartura, terá o apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Codemig, levando à região das vertentes grande variedade de atividades gastronômicas e permitindo aos visitantes desfrutar da riqueza do conteúdo gastronômico do Brasil, além de movimentar a economia local.

Um dos principais objetivos do festival é promover a cadeia produtiva gastronômica, resgatando o prazer de sentar à mesa e celebrar a gastronomia. Exemplo disso é a participação de produtores mineiros de doces, cachaça artesanal e café, que serão apreciados pelo grande público e apresentados a empresários de hotéis, pousadas, supermercadistas do Brasil e bares e restaurantes de Tiradentes, a fim de gerar novos negócios.

A oferta de roteiros gastronômicos complementa as novas opções para os turistas, que poderão conhecer um pouco mais sobre o cenário da cidade de Tiradentes e seu entorno. Incluindo atividades que envolvem pequenos produtores e empreendedores da região e beneficiando um número maior de pessoas durante a realização do evento.

O festival oferece três sugestões de roteiros, em que é possível encontrar o circuito das cachaças artesanais, produtos mineiros (queijos e cafés especiais) e hortaliças e embutidos. Todos começam às 10h30, sendo que as três ações serão acompanhadas por uma equipe da produção, antes, durante e depois, para a garantia da qualidade dos serviços executados; cada grupo pode ter no máximo 15 pessoas. Uma oportunidade única que mescla gastronomia, cultura e experiência.

Os restaurantes da cidade de Tiradentes também abrem as portas para os participantes do festival, ao ofertarem cardápios especiais pelo período do evento, por meio da iniciativa do Tour Gastronômico. A cada ano, o número de participantes aumenta, sendo um deles o Restaurante Viradas do Largo, da chef Beth Beltrão, classificado com uma estrela no Guia 4 Rodas.

Os jantares, uma das principais atrações do festival, serão ampliados. Neste ano serão 16 jantares assinados em quatro restaurantes locais. E também dentro da proposta do festival, de valorizar o prazer de sentar à mesa e celebrar a gastronomia, o evento apresenta uma rica e variada programação cultural. A 18º edição contará com 83 apresentações artísticas, sendo 21 cênicas e 62 musicais distribuídas em dois palcos.

Novidades

Este ano dois novos espaços serão apresentados ao público: o Espaço Aulas Senac será duplicado, nomeado “Norte” e “Sul”, oferecendo diversas aulas gratuitas ministradas por chefs e profissionais de todo o país, ligados à gastronomia; no Espaço Experiência, no Restaurante Pacco e Bacco, chefs e sommeliers serão acompanhados por um pequeno grupo de pessoas no preparo de pratos e harmonizações especiais.

Uma das novidades desta edição é o intercâmbio entre Tiradentes e Mougins, na França — cidades que compartilham, além do amor pela cultura e pelas artes, a valorização da gastronomia local, incentivando chefs e pequenos produtores. Realizado na cidade francesa desde 2006, o Festival L'Etoile de Mougins, evento internacional de gastronomia, será protagonista de uma parceria inédita com o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes.

Em 2014, o evento contou com a participação de aproximadamente 90 chefs, produtores, expositores e outros membros da cadeia produtiva da gastronomia, que, juntos, foram responsáveis pela realização de mais de 170 atividades gastronômicas, além de 94 atrações artísticas, contabilizando mais de 40 mil visitantes na cidade. Segundo os organizadores do festival, as expectativas para este ano são as mesmas do ano passado com relação ao público.

Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, cuja primeira edição foi em 1998, transformou-se em um marco para a cidade. O evento movimentou a economia e a comunidade local, contribuindo para o crescimento nos serviços de restaurantes, pousadas, bares e lojas em mais de 300% em 10 anos, de acordo com dados do IBGE; em 2009, esses serviços já representavam 50% do PIB da cidade.

Hoje Tiradentes possui sete restaurantes estrelados no Guia 4 Rodas, mais do que muitas capitais do país, ocupando, junto com Recife, o quinto lugar no ranking de cidades com mais restaurantes estrelados. O festival já recebeu, desde o início, chefs de 18 países, como Espanha, França, Itália, Argentina, e viabilizou mais 160 festins e 77 mil pratos servidos nos jantares, envolvendo mais de 5.500 profissionais. Além disso, recebeu lançamentos de livros sobre o tema, exposições e exibições de vídeos. O festival integra o portfólio de eventos realizado pelo Projeto Fartura.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato