Minas por Região
Educação

17h24min - 08 de Outubro de 2015 Atualizado em 17h31min

Estudante mineira conquista primeiro lugar no Concurso de Redação do Senado Federal

Mariana Souto Pimenta é aluna do ensino médio da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, em Passos, na região Sul de Minas Gerais

Arquivo Pessoal
Mariana está entre os selecionados para atuar como jovens senadores em Brasília, no mês de novembro
Mariana está entre os selecionados para atuar como jovens senadores em Brasília, no mês de novembro

É de Minas Geras a vencedora da edição deste ano do Concurso de Redação do Senado Federal. Mariana Souto Pimenta é aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, em Passos, e conquistou o primeiro lugar da competição com a redação intitulada “Democracia Científica”.

Para escrever sua redação, Mariana buscou inspiração na internet. “Pesquisei vários textos sobre o assunto para ter mais argumentos e entender melhor”, conta a estudante. O tema da edição deste ano do Concurso de Redação do Senado Federal foi a “Participação Política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais”. “Estruturei meu texto de forma que em cada parte eu falo da minha visão de como deve ser a participação política nesses três lugares e no final apresentei uma proposta de intervenção que acho que seria uma forma correta de participação", afirma.

O segundo e o terceiro lugares do concurso ficaram, respectivamente, com Eduarda Moura Pinheiro, do Acre, e Maria Clara Prado Bezerra Nogueira, de Sergipe. Este ano, o Jovem Senador recebeu cerca de 84.769 redações. Os 27 alunos selecionados, um de cada unidade da Federação, atuarão como jovens senadores em Brasília, no próximo mês de novembro.

Para Mariana, a participação nas atividades do Jovens Senadores já causa ansiedade. “Nunca fui à Brasília. Quando fiz o concurso, não esperava ganhar, mas agora estou muito ansiosa para participar. Acho que vai ser interessante”, conclui a estudante.

Marina foi orientada pelo professor Renato Hollanda Silva, que também será premiado com uma viagem à Brasília e terá a oportunidade de participar de uma programação específica na capital. Ao todo, a edição deste ano do Jovem Senador contou diretamente com o apoio de 6.045 professores orientadores.

8º Concurso de Redação do Senado Federal

Em 2015, o Jovem Senador mobilizou mais de 267 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos. Os textos selecionados passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal.

O diretor e um professor da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, de Passos, Minas Gerais, também irá a Brasília para receberem quatro computadores desktops de uso coletivo da instituição. A Escola Estadual de Ensino e Médio Craveiro Costa, da cidade de Cruzeiro do Sul, Acre, e o Colégio Estadual Atheneu Sergipense, da cidade de Aracaju, Sergipe, também serão premiados, respectivamente, com dois e um desktop para uso coletivo.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 17 de novembro no Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Clique aqui para ler a redação da vencedora mineira
.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato