Minas por Região
Turismo

14h09min - 19 de Janeiro de 2011 Atualizado em 21h06min - 27 de Junho de 2013

Férias em Minas Gerais tem cultura, história, lazer e aventura

BELO HORIZONTE (19/01/11) - Cultura, história, lazer e aventura. Quem escolher passar as férias em Minas Gerais pode contar com os mais variados atrativos para agitar os momentos de folga, curtir o verão e também descansar. O Estado oferece diversas opções de passeios e paisagens de tirar o fôlego que encantam os turistas. A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) preparou algumas dicas para que o turista possa aproveitar o melhor da hospitalidade mineira e conhecer os encantos que rodeiam as montanhas do Estado.

Cultura e Gastronomia em BH

A capital do Estado transborda cultura. São várias atrações que movimentam as férias dos belo-horizontinos, como a famosa “Campanha de Popularização do Teatro e da Dança” - realizada ao longo do mês de janeiro - que, há 37 anos, apresenta obras teatrais a preços populares. Outra dica é conhecer o novo Circuito Cultural Praça da Liberdade, que reúne, nos antigos prédios das secretarias estaduais, os mais fascinantes museus que contam a história de Minas Gerais.

Também no mês de janeiro, o “Cachaça Gourmet” - organizado pelo Clube Mineiro da Cachaça - realiza edição especial com pratos tradicionais da culinária mineira preparados com as mais variadas cachaças. O concurso é uma ótima oportunidade para conhecer e deliciar a tradicional gastronomia mineira. Para mais informações, acesse o site: www.belotur.com.br.

Arte em Brumadinho

Para os apreciadores de arte contemporânea, a pedida é conhecer o Instituto Inhotim, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O local abriga um acervo com mais de 500 obras de artistas de renome nacional e internacional, além do projeto paisagístico com influências de Burle Marx.

Para se adequar às férias escolares, a programação do Instituto é especial. As crianças poderão participar de visitas temáticas especialmente organizadas para esta faixa etária e conhecer o maior museu de arte a céu aberto do mundo que alia conhecimento e diversão. 

Lazer nos parques

Opções para vivenciar as riquezas naturais de Minas Gerais é o que não falta. O Parque Estadual do Ibitipoca, na Zona da Mata, ocupa uma área da Serra da Mantiqueira e impressiona pela beleza das cachoeiras, picos e riachos. O visitante pode fazer caminhadas e se banhar na Cachoeira Janela do Céu, considerada uma das mais belas da região. Para completar o passeio, a visita à Vila de Ibitipoca é um programa para toda a família.

Localizado no Leste do Estado, o Parque Estadual do Rio Doce é uma das principais regiões de proteção à biodiversidade de Minas Gerais e abriga a maior área contínua de Mata Atlântica preservada do Estado. Passeios de barco, visitas ao mirante e à Lagoa Dom Helvécio são perfeitas para quem quer curtir o sossego do lugar.

Para os apaixonados por aventura, são várias as opções. Voar de parapente sobre a Serra da Mantiqueira é um misto de adrenalina e liberdade. Em Extrema, no Sul de Minas, o rapel nas pedras das Flores e do Cume é a atração da vez. Na Serra do Cipó, os aventureiros podem aproveitar das mais variadas atividades, como trekking, canoagem e rapel.

Novo jeito de caminhar pela história de Minas

Nestas férias, o turista pode caminhar pela história de Minas Gerais com segurança e tranquilidade. Localizada entre Acuruí e Glaura, o primeiro trecho da Trilha Real recentemente inaugurada pela Setur é uma oportunidade de reviver os caminhos mineiros por onde passaram bandeirantes, escravos e tropeiros. Além de conhecer os pequenos vilarejos do período colonial brasileiro, o viajante desfrutará de belas paisagens.

Na Trilha Real o viajante pode percorrer o caminho sem o acompanhamento de guia, já que a estrada é autoguiada e a sinalização é especial e interpretativa. Já estão estruturados e prontos para receber o turista os primeiros 38 quilômetros que compreendem o município de Itabirito, na região Central do Estado, seguindo por Marzagão, Acuruí até a Estrada do Capanema, de um total de 138 Km do percurso. 

A trilha corta os municípios de Ouro Preto, Ouro Branco e Itabirito e permeia várias áreas de conservação, como o Parque Ecológico de Itabirito e o Parque Estadual do Itacolomi e o recém criado, Parque Estadual Serra do Ouro Branco. Os caminhos vão desde as margens do rio das Velhas até os campos rupestres emoldurados pela Serra do Espinhaço, reserva da biosfera de Minas Gerais.

Sossego no campo

No turismo rural, algumas regiões se destacam pelas belas paisagens e o ritmo tranquilo. Vale destacar o Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas, que encanta pela beleza das fazendas e pelos pequenos municípios que ainda conservam características da arquitetura colonial urbana, com pequenas casas, ruas calçadas, muros de pedra e centros históricos preservados. Na região, é possível encontrar diversas fazendas turísticas nas cidades de Carandaí, Santana dos Montes e Itaverava, no Campo das Vertentes.

O engenheiro eletricista Marcos Ribeiro optou por viajar para a região em busca de tranquilidade. O engenheiro, juntamente com os filhos, Beatriz (7) e Gabriel (1), escolheu ficar hospedado em uma pousada rural no município de Carandaí. “Quero descansar e deixar as crianças à vontade, por isso escolhi o campo, opção ideal pra quem quer aproveitar os dias de verão com a família”, disse.

Águas que refrescam e curam

As Águas de Minas são famosas pelos poderes medicinais. Araxá, no Alto Paranaíba, e Poços de Caldas, São Lourenço, Caxambu e Cambuquira, no Sul do Estado, são destinos perfeitos para aqueles que buscam bem estar. A Estância Hidromineral do Barreiro e as famosas Termas de Araxá atraem visitantes pelos banhos nas águas terapêuticas e banhos hidratantes com lama de um vulcão extinto.

Em Poços de Caldas, as águas sulforosas chegam à superfície a 45,5º. A cidade ainda possui atrações como o teleférico um lindo relógio floral. O Parque das Águas de São Lourenço possui nove fontes minerais e um centro hidroterápico para recarregar as energias. O turista pode aproveitar ainda para conhecer o maior complexo hidromineral do mundo. Caxambu possui 12 fontes de água com alto poder diurético e desintoxicante. Esta é uma boa pedida para os pais que buscam atividades para os filhos e o descanso para iniciar o ano com as pilhas recarregadas.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato