Minas por Região
Governador

07h45min - 29 de Setembro de 2015 Atualizado em 07h39min

Fernando Pimentel defende a democracia e convoca a nação para ajudar a superar a crise

Governador foi o orador oficial da Ordem do Mérito Legislativo em evento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Manoel Marques/Imprensa MG
Na Assembleia, governador ressalta harmonia entre os poderes como exemplo de Minas Gerais para um novo ciclo de desenvolvimento do país
Na Assembleia, governador ressalta harmonia entre os poderes como exemplo de Minas Gerais para um novo ciclo de desenvolvimento do país

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, ressaltou durante a entrega da Ordem do Mérito Legislativo, na noite desta segunda-feira (28/9), na Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, a importância da sinergia entre os três Poderes para a manutenção e defesa da democracia no país, a partir do exemplo histórico de liberdade dado por Minas.

Orador oficial da cerimônia, Fernando Pimentel convocou a nação a participar solidariamente de uma nova fase de prosperidade no país, mesmo em meio à crise internacional que chegou ao Brasil em meados do ano passado.

“Nenhum setor da sociedade pode se surpreender ou julgar deter o monopólio das soluções necessárias. A nação deve participar. Os que pretender tirar proveito subalterno da crise jamais conseguirão disfarçar aos olhos do povo e perante a história a falácia de suas manobras”, afirmou.

A inspiração histórica de liberdade dos mineiros, para Pimentel, é fundamental nesse processo de superação de crise nacional. “Em um momento como o que vivemos hoje no país, nossa Minas Gerais deve ser inspiradora da convergência e da unidade em defesa das instituições e dos superiores interesses do Brasil. Haveremos de superar com trabalho e com tenacidade, sem qualquer ruptura da ordem democrática”.

De acordo com o governador, os momentos de crise são numerosos na formação do país, inclusive em Minas Gerais. Mas a transição para um novo ciclo “precisa da base sólida e da energia positiva das instituições democráticas e do compromisso republicano”.

Harmonia

Em Minas, segundo Fernando Pimentel, o exemplo de democracia existente com a harmonia entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, é garantidor de ações para o desenvolvimento do estado.

“A compreensão lúcida do papel de cada um dos Poderes da República resulta, exatamente, na sinergia que testemunhamos hoje na vida pública mineira, com ânimo forte e confiança no êxito de nossas missões”, afirmou o governador.

Pimentel fez questão de citar o trabalho desempenhado por cada Poder em Minas Gerais. No caso da Assembleia, ela “assegura a escuta, promove a participação e persegue os resultados desejados”. Já o Judiciário “cumpre o distanciamento ético dos embates da cidadania para o pleno exercício dos princípios superiores da lei e do direito”. Para o governador, o Executivo, por ele liderado, “procura vivenciar o ensinamento do magistrado ao buscar a concretização das metas que o legislador afirmativamente propõe ao Estado”.

Medalha

Criada em 1982, a Ordem do Mérito Legislativo homenageou neste ano 92 personalidades e entidades que se destacaram pelos serviços prestados para a sociedade. Ela é dividida em três graus: Grande Mérito, Mérito Especial, e Mérito. Em 2015, o tema central da cerimônia foi “Rio São Francisco, Rio – Mar”, levando em conta o contexto atual da crise hídrica. O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, foi agraciado com a insígnia no grau Grande Mérito.

O presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, defendeu em seu pronunciamento um novo olhar para as ações que cuidem do Rio São Francisco e de toda a gestão da água no estado.

“Que cada um dos agraciados com a Ordem do Mérito Legislativo de Minas Gerais se inspire no Velho Chico, em seu poder de renovação e integração para que frutifique o mérito da solidariedade, da cidadania e da liberdade”, discursou Adalclever Lopes.

Também participaram da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Pedro Bitencourt, o procurador-geral de Justiça do Estado, Carlos André Mariani Bittencourt, a defensora pública geral do Estado, Christiane Neves Procópio Malard, secretários de Estado, deputados federais e estaduais, vereadores, entre outros.

 

 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato