09h41min - 25 de Maio de 2007 Atualizado em 11h01min - 30 de Junho de 2013

Festa Nacional do Quiabo movimenta a cidade de Paraopeba

PARAOPEBA (25/05/07) - Um dos alimentos mais populares na mesa dos mineiros, o quiabo, trazido para o Brasil pelos escravos africanos, tornou-se o carro-chefe da economia de Paraopeba, na região Central do Estado. A importância da hortaliça no município poderá ser comprovada na II Festa Nacional do Quiabo, que acontece no período de 31 de maio a 3 de junho, no Parque de Exposições Dr. Guilherme M.Dalle, coincidindo com as comemorações dos 95 anos de emancipação da cidade.

Organizado pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e pela Prefeitura Municipal, o evento deve reunir no município mais de 10 mil pessoas por dia. Shows, danças e artesanato estão entre as atrações, além de um concorrido festival de pratos típicos e da eleição da Rainha do Quiabo, que atrai o interesse de várias jovens filhas de agricultores da região. Paraopeba fica a 97 km de Belo Horizonte, pela BR-040, sentido Brasília. O ingresso é 1 kg de alimento não perecível (arroz, feijão, macarrão, óleo, açúcar) ou 250g de café.

Durante o evento também serão realizadas palestras técnicas para os produtores. O engenheiro agrônomo do escritório local da Emater-MG, Tarcílio Luiz Carvalho, ressalta a importância dos debates. "As palestras são fundamentais para levar informações atualizadas sobre técnicas de produção, combate a pragas e doenças e sobre o mercado”, afirma.

Entre os destaques estão: "Gerenciamento e custo de produção de olerícolas" que vai ser ministrada pelo coordenador técnico estadual de Administração Rural da Emater-MG, Luiz Gonzaga Geraldo, na quinta-feira (31), às 19h. No sábado (2 de junho), a palestra é sobre "Agroecologia" , com o coordenador técnico estadual de Agroecologia da Emater-MG, Fernando Cassimiro Tinoco França.

Produto rentável

Paraopeba se destaca no cenário nacional com uma produção média anual de 2.400 toneladas de quiabo (dados de 2006). São mais de 250 hectares dedicados ao cultivo da hortaliça, que gera 200 empregos diretos. A venda do produto na CeasaMinas rendeu para a economia da cidade mais de R$ 2,7 milhões no ano passado.

O produtor Teotônio Moreira foi o precursor na produção de quiabo na região de Paraopeba. Há mais 30 anos no mercado de hortaliças, Teotônio lembra de quando montou a sua primeira lavoura de quiabo: "Fui a primeira pessoa aqui na região a plantar quiabo. Percebi que era mais barato e mais fácil de cuidar. Após a instalação do primeiro irrigador as pessoas da cidade também despertaram interesse pelo cultivo do quiabo. O resultado disso tudo hoje é termos o título de maior produtor do país", relata.

Atualmente com 12 hectares plantados na propriedade, sendo 90% com quiabo, o produtor emprega 30 pessoas. Teotônio afirma que o lucro obtido com a atividade é atraente, em média de 50% sobre os custos. Um dos fatores que melhora a renda com seu produto é o fato de ele somente entregar o quiabo já embalado em bandejas, o que aumenta o valor agregado. Em média, a produção é de 2 mil bandejas por dia, vendidas na Ceasa.

Paraopeba também se destaca no Estado como maior produtor de jiló, terceiro colocado na produção de abobrinha e quinto colocado na produção de pimentão. Berinjela, banana e milho verde são outros produtos de expressão no município.

Programação do evento

31 de maio:

19h – Palestra técnica: gerenciamento e custos de produção (Luiz Gonzaga Geraldo, coordenador de Administração Rural da Emater-MG)

21h – Confraternização em homenagem aos produtores

23h30 - Show com a Banda Lex Luthor

1º de junho:

17h30 – Missa em Ação de Graças (local: Arpa Clube)

21h - Apresentações culturais

23h30 - Show com Marcelinho de Lima e Camargo

2 de junho:

17h – Palestra técnica: Agroecologia (Fernando Cassimiro Tinoco França, coordenador de Agroecologia da Emater-MG)

18h30 - Festival de pratos típicos promovido pela Emater-MG