21h00min - 01 de Janeiro de 2007 Atualizado em 06h05min - 29 de Junho de 2013

Festa reúne dez mil pessoas na Praça da Liberdade

A solenidade em comemoração à posse de Aécio Neves emocionou e surpreendeu dez mil pessoas que se reuniram na Praça da Liberdade. O público foi presenteado com a grande surpresa da cerimônia: uma bandeira de Minas Gerais foi estendida, servindo de pano de fundo da emocionante festa.

BELO HORIZONTE (01/01/07) – A solenidade em comemoração à posse do governador Aécio Neves emocionou e surpreendeu cerca de dez mil pessoas que se reuniram hoje na Praça da Liberdade. Após o governador receber as honras militares, no início da Alameda Travessia, o público foi presenteado com a grande surpresa da cerimônia: uma gigantesca bandeira de Minas Gerais foi estendida do alto das palmeiras até o solo, servindo de pano de fundo para a festa.

Ao desembarcar ao final da avenida João Pinheiro escoltado por 17 policiais dos Dragões da Inconfidência, o governador foi recebido ao som de fogos de artifício e uma eufórica salva de palmas. Em seguida, recebeu continência da Companhia de Polícia de Guarda do Palácio da Liberdade e iniciou sozinho a travessia pela alameda principal da praça. O som do dobrar de sinos da Catedral de Nossa Senhora do Pilar, de São João del-Rei, e a execução do refrão do hino “Oh! Minas Gerais” por um trompete, durante todo trajeto, emocionaram os presentes.

Durante a caminhada do governador, muitas pessoas disputavam o melhor ângulo para registrar em celulares e câmeras fotográficas o momento histórico para Minas. A dona de casa Maria Antônia dos Santos desejou boa sorte ao governador no próximo mandato. “A festa está linda. Aécio Neves está demonstrando que é um bom político no passado, no presente e que será no futuro”, afirmou.

Diversas caravanas do interior do Estado estiveram presentes à cerimônia. A empregada doméstica Elizabeth Cátia veio com a família de Paraopeba, região Central, para prestigiar a posse do governador. “Estou muito emocionada por estar aqui participando de uma cerimônia tão importante. Tenho confiança no governador e estou certa que o próximo governo será ainda melhor”, disse.

Relíquia

“Aécio é o símbolo da democracia”, gritava empolgada a aposentada Maria Dulce de Oliveira, 66 anos, no meio de centenas de pessoas. Acompanhada da neta Laís Fratesi, 13 anos, ela empunhava a bandeira de Minas Gerais com orgulho. “Ganhei a bandeira de Tancredo Neves e a guardo como uma relíquia. Guardei com carinho e agora uso para saudar o Aécio Neves, como estou fazendo hoje”, disse.

O vendedor ambulante Joel Oliveira, de 46 anos, chegou à Praça da Liberdade às 14 horas. Subiu pela avenida João Pinheiro carregando algodão-doce, observando várias faixas que estavam dispostas em casas e prédios. A frase “Minas está em festa” foi a que mais agradou Joel.

“É bom acordar no primeiro dia do ano para trabalhar e ver tanta coisa bonita por aqui. O nosso governador merece tudo que foi preparado para este dia. Hoje é o dia dele, que vai continuar fazendo um bom trabalho para Minas”, disse o vendedor que, segundo ele, vestiu “roupa de domingo” para aplaudir o primeiro governador reeleito de Minas Gerais.

O projeto de construção da Linha Verde, ao lado do compromisso de pagar os funcionários públicos em dia e antecipar o 13º salário foram a marca do último Governo Aécio Neves para o médico Arlindo Vieira Gomes, 58 anos. “Agora, é preciso dar continuidade aos trabalhos. E ele é um homem de garra, ousadia, para sustentar Minas Gerais no cenário político nacional”, disse Gomes.

Portões abertos

O público também vibrou quando o governador pediu para que os portões do Palácio da Liberdade fossem abertos para a participação popular. Natércia Fortes, estudante, 22 anos, comemorou a iniciativa de Aécio Neves.

“É a primeira vez que entro no Palácio. Estou orgulhosa e segura, pois o clima é de muita paz. O Brasil deveria seguir o exemplo de Minas Gerais. Aécio é tudo de bom e Minas está em boas mãos”, disse ela.

O engenheiro Salvador Estevão Teixeira, 33 anos, de Raul Soares, não queria perder um segundo sequer da festa e comentou: “Estou emocionado com esta festa maravilhosa. Tudo é a cara de Minas Gerais”, disse.