17h34min - 17 de Setembro de 2015 Atualizado em 17h40min

Festival de balonismo viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte será lançado neste sábado (19/9)

No evento inaugural, serão oferecidos dois voos livres de balão, possibilitando a captura de imagens panorâmicas da Serra da Moeda, Lagoa dos Ingleses e Topo do Mundo

Divulgação/BH 360°

Desde sua criação, em 2013, o Minas Olímpica Incentivo ao Esporte propicia aos mineiros a prática de atividades esportivas e de lazer. No próximo sábado (19/9), na Serra da Moeda, tem início mais uma ação viabilizada por essa importante ferramenta de fomento ao desporto. No local vai ser realizado o lançamento oficial do BH 360° - Festival de Balonismo. O projeto BH 360° é totalmente financiado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e conta com o aporte de R$ 1,3 milhão oriundos do ICMS Corrente.

No evento inaugural, serão oferecidos a convidados e patrocinadores dois voos livres de balão, possibilitando a captura de imagens panorâmicas da Serra da Moeda, Lagoa dos Ingleses e Topo do Mundo. Após o lançamento, o BH 360° contará com mais três ações abertas ao público em geral: os Festivais Daylight, Night Glow e Live Run que unem balonismo e corridas de rua. Foram abertas para as atividades, que serão realizadas na orla da Lagoa da Pampulha, duas mil vagas para participação em cada um dos eventos. No entanto, elas se esgotaram menos de 24h após a abertura das inscrições.

Para o secretário de Estado de Esportes, Carlos Henrique, a quantidade de pessoas interessadas em participar dos eventos reflete o sucesso da Lei de Incentivo ao Esporte. “Quando abrimos editais para a inscrição de projetos esportivos buscamos exatamente isso: a adesão da sociedade à prática de atividades físicas e de lazer. Nossa intenção é abranger o maior número de pessoas possível e conscientizá-las a respeito dos benefícios do esporte para a saúde física, mental e para o bem-estar de cada um”, afirmou.

No dia 31 de outubro acontece o BH 360º - Live Run! com percursos de 5 e 10km. No momento da corrida, estarão instalados na Praça Nova da Pampulha quatro balões infláveis que farão voos ancorados abertos ao público. O Festival Night Glow será realizado em 21 de novembro, de 18 às 21h, antecedendo a BH 360° Corrida de Rua. Já o Daylight acontecerá no dia 22 de novembro, de 8h às 10h. Em ambos, oito balões realizarão voos nos quais estarão fixos por cabo ao chão, já que não é permitido voo livre no espaço aéreo da Pampulha. Além das atividades esportivas, serão montadas nos eventos tendas com exposições sobre o balonismo e oferecidas palestras para alunos de escolas públicas da região.

Dentro da execução do BH 360° está prevista ainda a realização da Taça Brasil de Trekking de Regularidade.

Edital aberto

Os interessados em inscreverem projetos no Minas Olímpica Incentivo ao Esporte têm até o dia 30 de outubro. Publicado no dia 11 de agosto, o edital de seleção de projetos esportivos 01/2015 recebeu até o momento 13 inscrições.

A seleção contemplará projetos que tenham como característica essencial a promoção e o fomento do esporte e da prática de atividade física em Minas Gerais e que sejam de acesso gratuito ao público, isentos de taxa de inscrição ou qualquer outra forma de contribuição, ou cujo acesso seja por meio de doação de alimentos ou similares.

Estão aptas a inscrever projetos pessoas jurídicas com mais de um ano de existência legal, sem fins lucrativos, estabelecidas no Estado de Minas Gerais, com comprovada capacidade de execução do projeto esportivo, respondendo diretamente por sua elaboração, promoção, execução e prestação de contas. Dessa forma, podem apresentar propostas as prefeituras, órgãos da administração pública indireta, associações, ONGs, clubes, ligas desportivas, entre outras entidades que se enquadrem nos critérios definidos no edital.

O formulário de protocolo do projeto esportivo deverá ser impresso e postado para a SEESP devidamente assinado pelo representante legal do Executor. O valor máximo do apoio financeiro a ser captado é R$ 200 mil por projeto. O edital está disponível na íntegra em incentivo.esportes.mg.gov.br.

Minas Olímpica Incentivo ao Esporte

Minas Olímpica Incentivo ao Esporte é um instrumento de fomento ao esporte em Minas Gerais. Instituído pela Lei Estadual nº 20.824, de 31 de julho de 2013 e pelo Decreto Estadual nº 46.308, de 13 de setembro de 2013, o programa prevê que até 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Estado sejam direcionados a apoiar atividades esportivas ou paradesportivas das áreas de desporto escolar; de lazer; de formação; de rendimento; desenvolvimento científico e tecnológico; e desporto social. Neste ano, o valor chega a R$ 14.059.240,55. Desses, R$ 9 milhões já foram captados até setembro por meio de projetos aprovados nos editais anteriores.

Desde que foi sancionada a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte – ICMS Corrente foram aprovados 206 projetos esportivos. A relação de aprovados está disponível para consulta no site incentivo.esportes.mg.gov.br.