14h44min - 13 de Outubro de 2015 Atualizado em 14h56min

Festival movimenta trade turístico, em Ouro Preto, a partir de quinta-feira (15/10)

Evento tem o apoio do Governo de Minas Gerais e será realizado no Centro de Convenções da UFOP. Objetivo é que a feira se consolide na cidade histórica

Ouro Preto recebe, entre os dias 15 e 17 de outubro, o 1º Festival de Turismo Ouro Preto. O evento, que será realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e pela Fire Assessoria de Eventos, com apoio da prefeitura municipal, Governo de Minas Gerais, Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac e parceiros estratégicos do trade.

O festival contará com diversificada programação, incluindo uma feira com 70 expositores, com opções de roteiros e circuitos nacionais e internacionais. Os profissionais do setor de turismo também poderão participar de congressos, seminários e workshops. A expectativa é a de que Ouro Preto receba, por dia, dois mil profissionais do segmento.

Para o secretário de estado de Turismo, Mário Henrique Caixa, a realização do Festival em Minas Gerais é muito importante, por ser tratar da primeira vez que se faz uma feira desse porte no estado. "Além de promover o destino, o evento envolve toda a cadeia produtiva do turismo, o trade, as entidades. Esperamos que a feira se consolide e passe a fazer parte do calendário de eventos de Minas Gerais”, ressalta o secretário.

Segundo o presidente da Abav de Minas Gerais, Antonio da Matta, o festival tem o intuito de reunir, na cidade de Ouro Preto, importantes profissionais de turismo que atuam em todos os estados do país. Serão três dias de evento com atividades ideais para a concretização de negócios e parcerias com possíveis resultados para os próximos anos. “O festival promoverá a cidade histórica como um ponto turístico de grande relevância para o Brasil. O encontro será uma oportunidade dos profissionais que atuam no setor de turismo discutirem como está o mercado e trocarem experiências. As atividades paralelas, como congressos e seminários também promoverão a qualificação desses profissionais, visando às necessidades que o turismo brasileiro requer”, aponta.

Atualmente, conforme o secretário municipal de Turismo de Ouro Preto, Felipe Vecchia, a cidade recebe cerca de 30 mil pessoas por mês e conta com cinco mil leitos. Dessa forma, o evento vai representar um grande ganho para Ouro Preto, que tem um trade de turismo amplo. “Ouro Preto é considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais. Inclusive, foi eleita pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter vivos os fatos históricos do Brasil. A cidade demanda que o turismo seja realizado de forma profissional. O festival surgiu justamente dessa necessidade e, pelo empenho e troca de experiências entre cada instituição envolvida, foi possível estruturá-lo”, afirma.

Vecchia pontua que o evento movimentará a economia da cidade, representando lucro para hotéis, restaurantes, comércio e mão de obra local. “A expectativa é que o festival seja realizado anualmente e entre para o calendário cultural e turístico da cidade que, atualmente, conta com 430 eventos por ano”, acrescenta.

Serviço:

I Festival de Turismo Ouro Preto