Minas por Região
Gestão

09h58min - 16 de Setembro de 2015 Atualizado em 09h55min

FJP realiza concurso para Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental

Aprovação é vinculada à formação em curso superior de Administração Pública, ofertado de forma gratuita pela FJP. Prazo de inscrições termina no domingo, 20 de setembro

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Fundação João Pinheiro (FJP) realizam anualmente um concurso público para o provimento de 80 cargos da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Os candidatos aprovados no Exame Nacional do Ensino Superior (Enem), que vale como primeira etapa desse processo seletivo, e nas provas dissertativas que compõem a segunda etapa do concurso, ingressam no curso superior de Administração Pública (Csap) e, somente após graduados, são considerados aprovados no concurso público. 

Ministrado pela Escola de Governo da FJP, o curso de Administração Pública tem duração de quatro anos, é gratuito e oferece bolsa de estudos mensal correspondente a um salário mínimo. Após graduado, ao ingressar na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, o profissional passa a contar com a estabilidade própria das carreiras do Poder Executivo Estadual, tendo remuneração bruta inicial de R$ 4.782,34, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Entre outras atribuições, os EPPGGs são responsáveis por formular, implementar e avaliar políticas públicas, por atividades relacionadas à administração financeira e orçamentária, à modernização da gestão e à racionalização de processos, à gestão e tecnologia da informação, e dos recursos humanos, logísticos e materiais.

“O especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental tem um papel estratégico na construção de um novo modelo de Estado, mais próximo da população, e na formulação de políticas públicas que tenham efeitos concretos na vida dos mineiros. A Escola de Governo proporciona uma visão sistêmica da administração pública, que fortalece a inteligência governamental”, afirma o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães.

As inscrições para a segunda etapa do concurso da FJP (provas dissertativas) custam R$ 120,00 e podem ser feitas até 20 de setembro no endereço www.idecan.org.br . O Edital Seplag-FJP nº 002/2015, que dispõe sobre o processo seletivo, está disponível nas páginas da FJP e do Idecan.

Possibilidades

Marina Freitas, 18 anos, aluna do primeiro período da graduação em Administração Pública da FJP, veio de uma escola pública do município de Itaguara, a cem quilômetros de Belo Horizonte. Ela também passou no vestibular para Engenharia em duas universidades federais, mas optou pela Fundação João Pinheiro. “No fundo, não me via como engenheira, trabalhando em uma indústria. A gestão pública tem muito mais a ver comigo”.

Marina ressalta que prefere as ciências exatas e que pensa em se dedicar à área de planejamento e orçamento governamentais. “Mas acho que ainda é cedo pra pensar nisso, pois o curso apresenta muitas possibilidades, que serão descobertas ao longo dos próximos quatro anos”, pondera.

Atualmente, há 606 EPPGGs ativos em Minas Gerais, distribuídos em 50 órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Estado ou cedidos para governos estaduais, municipais, Presidência da República e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Entre eles, Otávio Martins Maia, 35 anos, atua como EPPGG desde 2005. Pós-graduado em Gestão Pública e mestre em Economia, trabalhou por cinco anos na Secretaria de Estado de Fazenda e atualmente gerencia o Núcleo Central de Informações e Apoio a Políticas Estratégicas, responsável pela gestão das informações e acompanhamento e apoio às ações prioritárias do Governo de Minas Gerais.

“O curso de Administração Pública proporciona uma formação completa para os futuros servidores, que são capacitados para atuar nas mais diversas áreas, desde orçamento e finanças públicas até gestão de recursos humanos, ou em áreas finalísticas, como na execução de políticas públicas para cultura, esportes, saúde, educação, segurança pública, entre outros”, afirma.

Para ele, o estímulo e principal diferencial das atividades exercidas pelos EPPGGs é o bem social produzido. “Saber que estou ajudando a promover um Estado de Minas Gerais com mais igualdade e oportunidade para seus cidadãos é o que mais me motiva a fazer o meu melhor diariamente”, garante.

Ensino de qualidade

Criada em 1992, a Escola de Governo da Fundação João Pinheiro é referência em todo o Brasil. Sua missão é promover a modernização e a profissionalização da administração pública, formando e aperfeiçoando os quadros técnicos, difundindo novas práticas de gestão e desenvolvendo estudos e pesquisas na área de administração pública.

Com um corpo docente extremamente qualificado, a Escola de Governo está entre as 25 melhores instituições de ensino superior do Brasil, com nota máxima no conceito do Ministério da Educação. Especificamente na área de administração, ocupa o terceiro lugar no país, de acordo com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Em 2015, o Csap recebeu o selo de qualidade cinco estrelas na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. A chancela constará da publicação GE Profissões Vestibular 2016, que passa a circular nas bancas a partir do dia 9 de outubro de 2015.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato