Minas por Região
Segurança / Defesa Social

19h41min - 12 de Dezembro de 2011 Atualizado em 04h58min - 14 de Junho de 2013

Fórum de Igarapé expõe peças de artesanato e moda feitos por detentos

IGARAPÉ (12/12/11) - Trabalhos artísticos feitos por detentos da Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria e dos Presídios de São Joaquim de Bicas I e II estão em exposição no Fórum de Igarapé, desta segunda-feira (12) até sexta-feira (16). Peças de cerâmica, madeira, papel e tecido podem ser vistas nos corredores e jardim interno do Fórum.

“O artesanato tem um papel importantíssimo na vida dos detentos, pois além de ser fonte de renda, mantém o vínculo com a família. As peças produzidas são vendidas pelos parentes, que visitam e incentivam as atividades”, explica o superintendente de Atendimento ao Preso da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), Helil Bruzadelli.

Para a juíza da Comarca de Igarapé, Andréa Faria Mendes Fonseca, as atividades de arte e artesanato ajudam na ressocialização e evitam a ociosidade. “Esta exposição é uma ótima oportunidade para mostrar os bons trabalhos desenvolvidos nas unidades prisionais de São Joaquim de Bicas e estimular o interesse de novos parceiros”, acredita.

Nova profissão

Vestidos feitos à mão, com detalhes impossíveis de produzir em larga escala, chamam a atenção na exposição. Eles foram confeccionados pelas detentas de Bicas II, sob a orientação de Maria do Rosário, artista plástica que trabalha com moda e há dois anos é parceira da unidade. “Elas vão aos poucos aprendendo todo o processo de criação e produção e saem de lá com uma profissão”, destaca Rosário.

Na Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, 196 presos trabalham, enquanto nas unidades de Bicas I e II há, respectivamente, 323 e 172 trabalhadores.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato