Minas por Região
Economia / Desenvolvimento

17h03min - 18 de Setembro de 2015 Atualizado em 17h09min

Fórum que defende a micro e pequena empresa ganha mais força para atuação no estado

Por meio de decreto, Estado ampliou o raio de atuação do Fopemimpe, com mais autonomia para o fórum atuar de forma mais regionalizada

Publicado no Minas Gerais (Diário Oficial do Estado) desta sexta-feira (18/9), o decreto 46.832/15, do governador Fernando Pimentel, que oficializa a regionalização do Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe). O governo está ampliando o raio de atuação do fórum, que se torna protagonista no fortalecimento dos pequenos negócios, fazê-los crescer e superar as dificuldades do momento de transição econômica por que passa o país.

Com essa ação, o Fopemimpe -- criado em 2008 -- ganha mais autonomia e passa a atuar de forma regionalizada numa parceria efetiva com as entidades representativas do empresariado. Antes, as discussões e ações do fórum ficavam restritas à capital. A regionalização foi iniciada em Uberaba, Triângulo Sul, novo território de desenvolvimento. Os outros 16 territórios também terão uma unidade do Fopemimpe, seguindo a lógica dos fóruns regionais lançados pelo governador Pimentel.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, é imprescindível que as entidades locais e regionais participem do Fopemimpe e apresentem suas demandas aos comitês temáticos. “É a instância ideal para que os pequenos negócios se fortaleçam para ter acesso a novos mercados, trabalhem a desburocratização, articulando a simplificação para facilitar a participação nas compras governamentais”, afirmou.    

De acordo com o secretário-geral do fórum, Fernando Passalio, o Fopemimpe não vai apenas receber demandas regionais, mas também difundir e disseminar oportunidades para o empresariado mineiro de pequenos negócios. “Depois da regionalização iniciada por Uberaba, diversos municípios-polo estão em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para que possamos fazer o lançamento e começar a discutir os melhores caminhos para as micro e pequenas empresas”, revelou Passalio.

O fórum, que é presidido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e tem a participação de mais 11 secretarias, entre elas Fazenda, Planejamento e Gestão, Educação e Saúde. Também contam com assento no Fopemimpe, entidades como Sebrae-MG, Fiemg, Federaminas, Fecomércio, FCDL, entre outras. 

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato