11h23min - 19 de Outubro de 2015 Atualizado em 11h19min

Funed recebe alunos de escolas do Estado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Estudantes vão conhecer o que é feito na Fundação Ezequiel Dias e aprender sobre hábitos de espécies peçonhentas e sua aplicação na ciência

Divulgação/Funed
Alunos vão percorrer instalações da Funed e conhecer pesquisas importantes para a saúde pública

Como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Minas Gerais, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) recebe, entre esta terça-feira (20/10) e sexta-feira (23/10), alunos de escolas públicas e privadas de todo o estado para mostrar o que é feito em seus laboratórios.

Realizada desde 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia leva para a população, de forma gratuita, atividades de divulgação científica, com linguagem acessível e o objetivo de aproximar as pessoas da Ciência e Tecnologia. Com o tema “Luz, Ciência e Vida”, a Semana acontece durante os dias 19 e 23 de outubro em todo o país.

Na Fundação Ezequiel Dias, os alunos terão a oportunidade de conhecer os processos realizados na instituição e aprender sobre a vida e morfologia dos animais peçonhentos, os venenos e suas utilizações para a produção de soros e realização de pesquisas.

Na terça-feira (20/10), às 10h, o evento será aberto com apresentação da banda do Exército e de artistas circenses. Dentro do circuito ‘A Ciência Movimenta a Vida’, planejado para a Semana, haverá visitação ao Serpentário, que tem mais de 20 espécies de serpentes expostas, além de aranhas e escorpiões.

Além disso, os alunos farão um tour pelo laboratório do Ezequiel Dias. “É uma recriação do espaço, com os móveis originais”, explica a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed, Esther Bastos. Ela conta que os alunos farão dez paradas durante o circuito pela Fundação. “A ideia é mostrar o que a ciência faz pela vida, então abrimos nosso espaço para isso”, diz.

Na brinquedoteca infantil, com maquetes e protótipos que mostram a ciência de forma lúdica, os alunos poderão conferir, por exemplo, a caleidosfera, uma espécie de caleidoscópio feito de espelhos. Toda a mostra utiliza conceitos da física para funcionar.

Como parte do circuito haverá, ainda, a participação da Plug Minas por meio do projeto Oi Kabum e do Museu de Ciências da PUC Minas, possibilitando interatividade e conhecimento.

Vagas abertas

A Funed receberá 40 alunos por vez, que serão divididos em duas turmas para a realização do circuito. Ainda há vagas para escolas que tenham interesse em participar. A exposição também será aberta à população em geral, entre 10h e 15h.

Todas as visitas são guiadas. As escolas interessadas devem fazer o credenciamento nos telefones (31) 3314-4576 / 3314-4575 ou 3314-4577.

Fundação Ezequiel Dias

Vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), a Fundação Ezequiel Dias age de forma integrada com todo o sistema de saúde pública do Estado e tem diversas pesquisas em andamento, segundo a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da fundação, Esther Bastos. “Aqui é produzida a vacina contra a Meningite C e também o soro contra veneno de escorpião e serpente”, exemplifica.

Além disso, a Fundação realiza análises de água, alimentos e medicamentos. “Neste momento temos diversas pesquisas em desenvolvimento já em fase de registro, como, por exemplo, o Kit de Diagnóstico Rápido da Dengue”, conta. O teste promete detectar a dengue em 20 minutos e pode ser um caminho para reverter os índices de mortalidade da doença.

Extensa programação

Durante a semana, várias atividades serão realizadas em Minas Gerais. No site www.semanact.mcti.gov.br é possível conferir a programação em todo o Estado e em cada município mineiro.