Economia / Desenvolvimento

17h00min - 30 de Setembro de 2015 Atualizado em 17h04min

Gás natural é alternativa energética para o mercado urbano

Gasmig projeta 80 mil consumidores até 2018. Clientes reconhecem diferencial do produto em segurança, para o meio ambiente e economia

O gás natural é conhecido por ser uma fonte de energia mais limpa e segura. Agora, além disso, com a confirmação do reajuste de 12% no preço do gás de botijões e cilindros, o combustível natural também pode se mostrar mais vantajoso economicamente em comparação com o insumo derivado do petróleo.

No Estado, a distribuição do gás natural é tarefa da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), que fornece o combustível canalizado para uso geral, industrial, comercial e residencial. O realinhamento dos preços do gás de botijão coloca, segundo o diretor comercial da Gasmig, Sérgio da Luz Moreira, os dois combustíveis numa nova base de mercado.

"O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) vinha de histórico sem aumento, enquanto o gás natural passava por diversos reajustes", observa. "O realinhamento nos anima para a captação de novos clientes. Retomamos a competitividade com um incentivo a mais para as pessoas migrarem para o combustível natural", completa.

Um estudo realizado entre as distribuidoras de gás em bojões e cilindros da região centro-sul de Belo Horizonte, a partir de informações do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), aponta, inclusive, que atuais consumidores que utilizam o gás natural canalizado podem alcançar economia de 10% em comparação com aqueles que usam botijão de 13Kg (gás de cozinha). Para condomínios ou pontos comerciais, por sua vez, a substituição de cilindros a partir de 45Kg por gás natural canalizado pode levar a economia de até 31%.

Atributos diversos

"O sinal de preço é muito importante, mas o gás tem outros atributos reconhecidos. Temos um produto, hoje, que é muito competitivo em termos de vantagens aos clientes", reforça o diretor da Gasmig.

Isto porque, além do aspecto econômico, o gás natural tem fornecimento constante e emissão mais baixa de gás carbônico na atmosfera, contribuindo para a melhoria das condições ambientais da cidade. Destaque, também, para a diminuição do trânsito de caminhões (destinados à entrega de botijões), outro ponto positivo para a rotina urbana. É, ainda, um produto pago após o consumo, diferentemente do que acontece com os cilindros e botijões. Quanto à segurança, o gás natural é mais leve que o ar e, em situações atípicas, como a de um vazamento, se dissipa facilmente com a circulação de ar, diferentemente do gás de cozinha, mais pesado e que se acumula no chão do ambiente.

Há três anos, diferenciais como esses levaram Antônio Carlos Campos, então síndico do Condomínio Palmares, em Belo Horizonte, a apresentar aos outros moradores a proposta de instalação do gás natural. Atual subsíndico, Campos diz que todos aprovaram a ideia e que, de lá para cá, tem sobrado tranquilidade. "Antes, tínhamos que lidar com caminhão de gás, combinar com a portaria, reservar dinheiro ou cheque para a recarga, substituir cilindros e botijões. Agora, não há mais preocupação. Temos conforto e segurança", destaca.

Os diversos atributos também contribuíram para que Maria Matildes, proprietária de um restaurante no bairro Santo Agostinho, aderisse ao serviço na capital. "No bairro, fui a primeira pessoa a solicitar à Gasmig o gás natural em meu estabelecimento", conta. "Nunca tive problema. Pelo contrário, estou muito satisfeita. É um gás mais leve, mais seguro, ficamos liberados do armazenamento de vasilhames. Agora, basta abrir uma chavinha e o gás está no fogão. A gente fica mais tranquila", afirma Matildes, que já indicou o serviço para várias pessoas da região.

Distribuição

A Gasmig oferece o gás natural canalizado desde 1995, período em que iniciou o fornecimento para as maiores empresas do Estado. Além disso, está trabalhando para estender sua rede de abastecimento para atender, até 2018, cerca de 80 mil consumidores do mercado urbano (residencial e comercial). Atualmente, a empresa conta com cerca de 3 mil clientes.

A rede localizada na região centro-sul de Belo Horizonte é o primeiro projeto para implantar esta alternativa energética e difundi-la entre os consumidores urbanos. Os bairros Santo Agostinho, Lourdes, São Pedro, Sion, Cruzeiro, Buritis e Vila da Serra já contam com abastecimento de gás natural. “A expectativa é concluir os bairros Belvedere, Santo Antônio e Funcionários até o 1º semestre do ano que vem. Também temos a previsão de expansão para mais 22 bairros de Belo Horizonte”, comenta Sérgio da Luz Moreira.

Nesta expansão, serão atendidas, prioritariamente, as regiões mais adensadas de cada bairro. Entre aqueles que terão redes com gás natural até 2018 estão: Anchieta, Barroca, Betânia, Carmo, Coração Eucarístico, Gutierrez, Nova Suíça, Prado, Santa Lúcia e Vale do Sereno.

Instalação

Os interessados em aderir ao gás natural podem procurar a Gasmig pelo telefone 117 e manifestar o interesse. A equipe entra em contato, agenda uma visita para verificar a disponibilidade do gás e, então, estabelecer previsão de atendimento.

A instalação para novos clientes é relativamente tranquila, sobretudo quando já existe rede interna para a distribuição de gás. Nesse caso, as adaptações para a conversão são pequenas. Para a ligação de um cliente, quatro etapas são observadas: levantamento dos aparelhos a gás e das condições da rede interna já existente no condomínio; a elaboração do projeto de interligação; as obras de interligação da rede interna à rede de rua; e a conversão dos aparelhos a gás para o gás natural.