Minas por Região
Saúde

15h25min - 14 de Outubro de 2015 Atualizado em 15h35min

Gestores de saúde e pesquisadores se reúnem em Oficina de Prioridades do PPSUS

Programa propõe o diálogo entre a gestão pública e comunidade científica para estabelecimento de pesquisas que poderão nortear políticas de saúde em Minas

Marcus Ferreira
A oficina segue até a quinta-feira (15/10) e, nos dois dias, permitirá aos participantes definir os temas das chamadas públicas que serão lançadas em MG pela Fapemig
A oficina segue até a quinta-feira (15/10) e, nos dois dias, permitirá aos participantes definir os temas das chamadas públicas que serão lançadas em MG pela Fapemig

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) iniciou, nesta quarta-feira (14/10), na Cidade Administrativa, a Oficina de Prioridades em Pesquisa do PPSUS (Programa de Pesquisas para o SUS) em Minas Gerais. O evento reúne, até quinta-feira (15/10), gestores, representantes da comunidade científica, técnicos da SES-MG e de instituições do sistema estadual de saúde para seleção das prioridades de pesquisa científica em saúde.

A Oficina ocorre em dois momentos. Nesta quarta, os participantes discutiram, dentro de cinco eixos temáticos estabelecidos pela SES-MG, problemas prioritários e necessidades de saúde em Minas Gerais para eleição das linhas de pesquisas. Os eixos foram: 1) Planejamento e Gestão em Saúde; 2) Informação, Comunicação e Educação em Saúde; 3) Monitoramento e Avaliação de Políticas e Programas de Saúde; 4) Vigilância em Saúde; e 5) Regulação da Atenção à Saúde.

O segundo momento, que ocorrerá, nesta quinta-feira (15/10), no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), será voltado para a verificação da validade metodológica das linhas propostas no primeiro dia do evento.

Nos dois dias, os participantes irão definir os temas que comporão as chamadas públicas que serão lançadas em Minas Gerais por meio da Fapemig.

Para o representante do PPSUS em Minas Gerais, Fabrício Simões, o PPSUS ocupa papel importante na gestão da saúde pública em Minas Gerais. “A gestão não tem como produzir informações para todas suas políticas e programas, até mesmo para a avaliação dessas, o que demanda tempo, custo e uma logística muito grande. Então, essa parceria com a academia é fundamental e o PPSUS é o instrumento para isso, para que os gestores obtenham essas informações e possam não só aplicá-las na gestão da saúde pública, mas avaliar seus programas e políticas por meio delas e, assim, melhorar esses programas, tornando-os mais eficientes”, explicou Fabrício.

Representante do Ministério da Saúde, a coordenadora do PPSUS nacional, Erica Ell, lembra também o papel do PPSUS como promotor de uma ciência e tecnologia mais próxima dos serviços de saúde. “A proposta do PPSUS é aproximar o âmbito acadêmico e as pesquisas científicas às necessidades do serviço, para que a gente possa, cada vez mais, atuar com base em evidências científicas”, ressaltou Erica.

Após o término da Oficina de Prioridades, o desenvolvimento do PPSUS ainda envolverá outras sete etapas, como a elaboração e publicação da chamada pela Fapemig; a submissão das propostas e análise por uma Comissão de Especialistas; a aprovação final pelo Comitê Gestor; o acompanhamento e avaliação das pesquisas, e por fim, a análise do potencial e incentivo à incorporação dos resultados das pesquisas nos serviços e sistema de saúde.

O que é o PPSUS?

Criado em 2003 pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit), o Programa de Pesquisas para o SUS (PPSUS) tem o objetivo de apoiar financeiramente o desenvolvimento de pesquisas que objetivam contribuir para a resolução dos problemas prioritários de saúde da população brasileira, fortalecer a gestão do Sistema Único de Saúde e reduzir as desigualdades regionais no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde.

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a Fapemig e o Decit, realiza um importante trabalho na operacionalização do PPSUS desde a 1º edição do programa em 2004. A SES-MG participa de todas as etapas operacionais do Programa, desde a definição das linhas prioritárias de pesquisa que comporão os editais até a organização do seminário de acompanhamento e avaliação dos projetos concluídos.

SEGOV - Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais

Desenvolvido por marcosloureiro.com

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, 4001
Edifício Gerais, 1º andar
Bairro Serra Verde - BH / MG
CEP: 31630-901
Tel.: +55 31 3915-0262

Telefones de Contato