23h59min - 03 de Junho de 2010 Atualizado em 08h45min - 28 de Junho de 2013

Governador Anastasia autoriza obras viárias em Uberlândia

UBERLÂNDIA (03/06/10) - O governador Antonio Anastasia autorizou, nesta quinta-feira (3), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, obras de infraestrutura viária no município com investimento de R$ 121 milhões. Ele assinou ordem de início dos serviços para pavimentação do primeiro trecho da rodovia MG 455 que liga Uberlândia ao município de Campo Florido, numa extensão de 107,7 quilômetros. A obra, orçada em R$ 109 milhões, reivindicada há quatro décadas pela população, contribuirá para a integração de Minas Gerais com o Noroeste de São Paulo, facilitando o escoamento da produção agrícola do Triângulo, sobretudo de grãos como milho, soja e café.

Durante a solenidade realizada às margens da rodovia, o governador afirmou que o asfaltamento fará da MG 455 uma via de crescimento e progresso de uma região que se firma como polo de desenvolvimento de Minas e do Brasil Central.

“Uberlândia e o Triângulo Mineiro são uma das mais prósperas regiões de Minas e do país. O papel do Estado é oferecer a infraestrutura necessária para que essa fronteira agrícola e industrial que aqui temos continue crescendo cada vez mais. É por isso que estamos asfaltando essa estrada tão importante”, afirmou o governador, em seu pronunciamento.

Primeiro trecho

Do total de R$ 109 milhões autorizados para a obra, o Governo de Minas liberou R$ 47 milhões referentes à primeira etapa, que vai de Uberlândia até a ponte sobre rio Cabaçal, num trecho de 54,8 quilômetros. As obras serão iniciadas imediatamente e devem ser concluídas até o início do próximo ano. O segundo trecho de 53,1 quilômetros, orçado em R$ 54,8 milhões, ainda está sendo licitado.

“Não é uma obra que tem grandes dificuldades técnicas porque é numa região que não é montanhosa. Então, tenho a impressão que esse primeiro trecho deverá ficar pronto até o final do ano, início do próximo ano porque são cerca de 50 km”, disse o governador, em entrevista.

O governador explicou que a pavimentação da MG 455 faz parte de um conjunto de obras de pavimentação de estradas regionais que tem o objetivo de melhorar a malha viária do Estado. De acordo com Antonio Anastasia, o próximo passo será levar o asfalto de Campo Florido até Frutal.

“Temos toda uma rede de obras e estamos fazendo um programa, as chamadas ligações regionais que faltam e, dessas ligações, a primeira que está sendo feita é esta, de Uberlândia a Campo Florido e seu desdobramento será um ramal que é a sua conclusão até Frutal. Faz parte de um projeto estruturador maior de infraestrutura para região do Triângulo Mineiro, a nova fronteira agrícola e industrial do nosso Estado”, disse.

Mais desenvolvimento

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, afirmou que a pavimentação da MG-455 atende outros municípios da região, como Prata, Veríssimo, Povoado do Rio do Peixe, Frutal e Pirajuba. “A obra é um marco para a nossa região. E vai significar também um novo corredor que fará a interligação do Triângulo com o Sul do país, através de São Paulo. Ligará o Triângulo também ao Mato Grosso”, disse ele.

O prefeito de Campo Florido, José Catanant Neto, disse que o asfaltamento da estrada abre as portas do desenvolvimento para o município. Campo Florido tem 10 mil habitantes e produz 10 milhões de toneladas de grão/ano e 100 mil litros de leite/dia.

“Nossa produção sai hoje pelo barro e pela poeira. Estamos travados pela falta de comunicação com os grandes centros. O asfalto representa uma economia enorme e um comércio efetivo para a nossa produção. É uma obra que vai representar o maior feito das últimas décadas para nós”, disse ele.

Viaduto melhora tráfego

Na prefeitura de Uberlândia, o governador assinou ainda ordem de serviço para dar início à construção de um viaduto no cruzamento das avenidas Rondon Pacheco e João Naves de Ávila, no centro de Uberlândia. A obra contará com investimento de R$ 12 milhões do Governo do Estado.

O trecho onde será construído o viaduto é um dos mais movimentados do centro de Uberlândia, por onde trafegam 68 mil veículos/dia. O viaduto facilitará o fluxo de veículos, dando mais segurança a pedestres e motoristas. A obra possibilitará ainda a ligação dos bairros da Zona Leste da cidade com o terminal de transporte coletivo urbano central.

Ainda em Uberlândia, o governador participará, nesta sexta-feira (4), de inauguração do supermercado Bretas, no bairro Custódio Pereira, e em seguida assistirá ao jogo entre Brasil e Bulgária, na arena multiuso Tancredo Neves - o Sabiazinho, válido pela Liga Mundial de Vôlei.